Autocuidado Sem Firulas

Laboratório do Ser - Edição #010

Eu sempre achei que primeiro eu tinha que me amar, para depois me cuidar.

Contudo, com o tempo, descobri que é exatamente o oposto: quanto mais eu me cuido, mais cresce o amor que sinto por mim mesma.

Por isso, hoje quero compartilhar alguns pensamentos sobre autocuidado, algo que todos nós valorizamos (ou deveríamos valorizar), mas que, às vezes, parece fora de alcance.

Como eu trabalho com mulheres, quero falar sobre a diferença entre o autocuidado feminino elitista - aquele que vemos nas redes sociais com seus “múltiplos dígitos” e rios de dinheiro -, e o autocuidado real, que todas nós podemos alcançar.

Isso é Autocuidado???

A percepção do autocuidado muitas vezes está envolta em glamour e extravagância, como se precisássemos de uma conta bancária recheada para nos mimar. O autocuidado que se mostra nas redes é um autocuidado da riqueza.

Por exemplo, a influenciadora mostra que vai no Laces & Hair e, por mais que ela não diga quanto gastou no cabelo, você sabe que aquilo ali não custa menos do que R$1500. A legenda dos stories no Laces: Eu cuido de mim (como se essa fosse a única forma de se cuidar).

Corta para a próxima cena nos stories de outra influenciadora “milionária”: Vim no Awake Health e fiz uma massagem super chique com pétalas de rosas Colombianas vermelhas e óleos essenciais do Himalaia. Ela não disse quanto custou, mas você dá um Google e o óleo essencial do Himalaia custa R$200, por aí você já imagina o preço da massagem.

Corta para os stories da celebridade que frequenta a melhor academia de São Paulo e ainda paga o personal trainer para um acompanhamento individualizado. O corpo dela é lindo. Seu inconsciente registra: só terei um corpo igual ao dela se eu malhar na academia mais top da cidade AND com personal trainer.

É fácil se perder nestas postagens que exibem tratamentos de spa caríssimos, academias luxuosas e experiências extravagantes. Mas, vamos ser sinceros, será que essas coisas são realmente essenciais para o autocuidado?

Reflita comigo: por que o autocuidado deve depender de um dinheiro absurdo? Será que somente pessoas com muito dinheiro podem ter autocuidado significativo?

Eu questiono esse modelo de autocuidado.

A verdade é que as práticas de autocuidado elitistas são frequentemente medidas paliativas, que podem até proporcionar um alívio temporário porém efêmero, para um vazio muito maior na alma.

É como tomar um drink para ficar um pouco embriagada. Anestesia a dor, mas quando passa o efeito, o peito continua com aquele aperto de sempre. A angústia não some.

Não são essas medidas que garantem verdadeira melhoria na saúde mental ou no bem-estar geral.

É muito fácil cair na tentação de achar: ganhei múltiplos 7 dígitos (termo utilizado no digital para mais de um milhão de reais) e agora tenho todo o dinheiro do mundo e posso me cuidar. Não se iludam: conheço pessoas que faturaram múltiplos 7 dígitos e estão completamente deprimidas.

O dinheiro pode, inclusive, trazer mais problemas, ou desesperança ou ansiedade por ter que fazer mais para sustentar um padrão de vida elevado. Eu presenciei isso quando trabalhei em Wall Street e também na própria pele. O cargo de CFO (Diretora Financeira) me trouxe status, reconhecimento e muita grana. Nunca me trouxe felicidade.

Autocuidado Real e Acessível

Eu uso algumas ferramentas de autocuidado que podem ser praticados por qualquer pessoa, independente da quantidade de dinheiro disponível na sua conta bancária e hoje quero falar sobre duas delas.

A Mandala Lunar como Ferramenta de Autocuidado Feminino

Aprendi esta ferramenta de autoconhecimento com estes dois livros da Miranda Gray e levei para a minha Certificação. Vou deixar aqui os links dos livros caso você queira se aprofundar neste tema.

Porque eu considero tão importante você aprender sobre o ciclos da lua e fazer sua Mandala Lunar?

Ao longo da história, nós mulheres, fomos perdendo contato com nossa natureza feminina instintiva e com os saberes femininos ancestrais.

Ao primeiro sinal de sangramento, as mulheres eram muitas vezes apartadas da comunidade em que viviam. Em várias culturas isso significava confiná-las a uma tenda afastada da sua aldeia e partilhada por todas as mulheres menstruadas da tribo. Nem sequer lhes permitiam tocar os utensílios da vida diária e qualquer objeto com que viessem a ter contato ficaria “contaminado” e teria que ser destruído.

Quantas de nós temos “nojo” do próprio sangue ou ouvimos que menstruar era algo “sujo"? Quantas de nós emendamos uma cartela de pílula na outra para evitar passar pelas nossas diferentes fases? Quantas colocam DIU para não sangrar mais? Eu me incluo nessa estatística. Por anos a fio tomei pílula e neguei o meu próprio ciclo.

Portanto, mapear a Mandala é um resgate.

O sistema patriarcal no qual estamos inseridas nos vendeu a ideia de que devemos ser tudo para todos, e pior: ser a mesma durante os 365 dias do ano. Mas é irreal acreditar que o seu nível de produtividade será sempre igual. Nós temos uma diferença biológica em relação aos homens: somos cíclicas. Passamos por fases de picos ovulatórios mais estrogênicos e fases onde menstruamos e entramos na nossa caverninha.

É muito importante aprender usar o seu ciclo a seu favor, para aumentar a sua produtividade. Isso te ajudará a concretizar os seus projetos e realizar os seus sonhos.

Por isso, vamos começar olhando para o céu, e mais especificamente para a Lua. A Lua leva entre 28 a 30 dias para orbitar a Terra e, assim como nosso ciclo menstrual, ela passa por 4 fases distintas. Nós mulheres somos muito sensíveis ao ciclo da lua, mas infelizmente isso se perdeu com o surgimento do calendário gregoriano.

As 4 Fases da Lua

Lua nova - neste momento a Lua está voltada para a Terra em total escuridão, não podemos vê-la.

É hora de fazer uma revisão empática do último ciclo lunar e ficar mais introspectiva, mais voltada para si mesma. Ao mesmo tempo, é um bom momento para plantar novas intenções para o novo ciclo. É um ótimo momento para PLANEJAR. Essa fase pode corresponder à época do período menstrual, mas nem sempre é assim. Cada ciclo é único porque cada mulher é única!

Lua crescente - nesta fase o Sol começa a iluminar a Lua.

É o momento de começar a agir, a criar. Geralmente corresponde à fase estrogênica do ciclo menstrual, quando estamos mais comunicativas, voltadas para fora. O arquétipo dessa fase é o da liberdade.

Noites claras da lua cheia - Acontece quando a Lua está totalmente iluminada pelo Sol.

Nestas noites mais claras é possível ver todo o caminho à nossa frente. Somos convidadas a aparecer, sermos vistas, desejadas. É um momento para brilhar, ser magnética. A energia da Lua te convida, nesta fase (que geralmente corresponde à fase ovulatória) a mostrar toda a sua potência, sua autenticidade. Quando uma mulher está com o feminino ferido e recebe esse convite para o protagonismo, ela tem medo e recua.

Lua minguante - Nesta fase a natureza nos convida novamente a retornarmos para casa. As noites ficam mais escuras e vamos nos recolhendo novamente.

Nessa fase a espiritualidade está mais aflorada do que nunca. Vamos no fundo da nossa alma e ativamos nossa intuição. É uma fase em que costumamos ter muitos sonhos. Geralmente esta fase corresponde ao período pré-menstrual da mulher, a famosa TPM. É o momento de desacelerar para estarmos prontas para o novo ciclo. Este momento nos convida a parar e deixar ir, deixar morrer o que precisa morrer.

Ah, Dea, mas eu não menstruo mais: mesmo assim você é cíclica. Você continua passando pelas fases que associamos às fases da lua. Os ciclos podem não durar mais os 28 dias, mas eles acontecem.

Como eu mapeio a Mandala Lunar, Déa? Vou deixar o link de uma aula que eu dei sobre isso, mas se você quiser mesmo se aprofundar, te convido a entrar para a lista de espera da Certificação Profissional Mulheres Cíclicas.

Rituais de Gratidão

Agora, vamos falar sobre outra ferramenta acessível, algo que todos podem incorporar em suas vidas: rituais de gratidão. 

Não precisa gastar fortunas. Tudo o que você precisa é de um caderno e alguns minutos do seu dia. Eu, pessoalmente, uso o "5 Minute Journal," (na Amazon você encontra ele com o nome “5 Minutos por Dia”) mas qualquer caderno serve. A ideia aqui é tornar o autocuidado tangível. A gratidão está ao alcance de todos.

A prática do caderno da gratidão pode ser uma ferramenta poderosa para trazer positividade à sua vida diária. Eu confesso que, quando comecei, me sentia pressionada a preencher o Journal todos os dias. Parecia que o autocuidado havia se transformado em mais um "trabalho" com metas e resultados e eu me sentia culpada quando eu passava alguns dias sem preencher meu caderno. No final, o que era para ser algo prazeroso se tornou mais uma carga.

Com o tempo, aprendi que o maior autocuidado é aceitar minha instabilidade sem me cobrar. Quando essa ficha caiu, foi libertador.

Autocuidado na Vida Real

Aceitar a bagunça da vida sem culpas é um aspecto crucial do autocuidado real.

Muitas vezes, nos cobramos demais e nos sentimos culpados quando não conseguimos seguir rigorosamente nossas rotinas de autocuidado. Mas, vamos ser honestos, a vida é bagunçada. E tudo bem! A jornada do autocuidado fica mais leve quando permitimos a nós mesmos sermos imperfeitos.

Dica Prática: Tire um tempo para aceitar sua própria instabilidade sem julgamentos. A vida real não é perfeita, e isso é totalmente aceitável.

Seu Guia Prático dos 10 Pilares da Saúde Física e Mental (Sem Blá-blá-blá)

Agora, vamos simplificar ainda mais as coisas. Em vez de jargões complicados, vamos falar sobre os 10 pilares essenciais para uma vida equilibrada. E, acredite, não há blá-blá-blá aqui, apenas dicas práticas para integrar hábitos saudáveis em sua rotina diária.

Os 5 pilares físicos

1. Sono: Uma boa noite de sono é a base para um dia produtivo e saudável. Estabeleça uma rotina de sono consistente.

2. Nutrição: Cuide do seu corpo alimentando-o com alimentos nutritivos e equilibrados.

3. Luz: Exponha-se à luz natural para regular seu relógio biológico. Você sabia que o seu corpo só entende que o seu dia realmente começou quando você vê a luz do sol?

4. Movimento: Encontre uma forma para movimentar-se que você goste, seja dançando, caminhando ou praticando esportes.

5. Pessoas: Valorize as conexões humanas; somos seres sociais por natureza.

Os 5 pilares mentais/emocionais

6. Capacidade: Aqui estamos falando da capacidade de contribuir para algo maior do que você; isso traz significado à vida.

7. Lazer: Aproveite os momentos bons e tenha prazer nas atividades que você gosta. Sair do automático é importante.

8. Autovalor: Cultive um senso de valor próprio e autoestima.

9. Livre Arbítrio: Reconheça seu poder de escolha para moldar seu próprio futuro.

10. Vínculo: Mantenha conexões autênticas com pessoas que conhecem os seus defeitos, o seu melhor e o seu pior, e que - ainda assim - estão disponíveis para você quando você mais precisa.

Esses pilares são como um radar interno para suas emoções. As emoções sinalizam se estamos nos aproximando ou nos afastando destes pilares.

Por isso, tomar antidepressivos ou aumentar a serotonina não é a resposta mágica para um autocuidado real e uma vida mais equilibrada.

A felicidade duradoura não vem de uma pílula; ela surge de escolhas mais profundas e autênticas. Ferramentas terapêuticas podem ajudar a reduzir emoções negativas e potencializar as positivas, mas uma pílula não é a solução mágica.

Autocuidado Holístico

Por fim, quero trazer a ideia de autocuidado holístico. Ao reconectar-se com práticas autênticas e acessíveis, podemos evitar cair na armadilha da extravagância.

Vamos redescobrir a beleza da simplicidade no autocuidado, priorizando a autenticidade sobre a ostentação.

Espero que essas reflexões sobre autocuidado sem frescura te inspirem a adotar práticas mais acessíveis e autênticas em suas vidas.

Lembre-se: A vida real é muito mais significativa do que qualquer feed.

Na próxima edição #011

Ainda não decidi qual será o tema da próxima edição.

  1. Dentro da categoria "mentalidade", penso escrever sobre Sorte de principiante: isso existe? (viés de associação)

  2. Dentro da categoria "marketing", penso em escrever sobre Como transformei meus posts do Instagram em um livro

Ajude-me a decidir qual tema devo escrever.


Escolha o tema (1) ou (2) ou sugira outro tema do seu interesse respondendo a este email.

Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback por email ou no meu direct do Instagram.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.