• Andrea Felicio
  • Posts
  • Como Transformei Meus Posts do Instagram em um Livro

Como Transformei Meus Posts do Instagram em um Livro

Laboratório do Ser - Edição #022

O início…

Desde pequena sonho em ser escritora. Sempre fui apaixonada pelos livros, pelos mundos fantásticos aos quais eles nos transportam, pelas emoções que nos permitem acessar, pela profundidade misturada com a leveza que sentimos ao entrar na vida de personagens que nos lembram a nós mesmos e resgatam a nossa humanidade.

Ser uma escritora best-seller sempre esteve no meu quadro dos sonhos. Ainda não cheguei lá, mas para quem tem fé, tudo é possível.

Ler é um processo mágico, mas escrever é curativo. Existe um prazer inenarrável em salpicar palavras em uma página em branco, dando vida às ideias, compartilhando o que você tem de mais íntimo e aquilo que aprendeu com a vida.

Confesso que escrevo mais para mim do que para os outros. Tento traduzir em palavras o que sinto e, como somos muito parecidos, vez ou outra tenho o privilégio de tocar algum coração.

Recebo muitas perguntas como essas no meu Instagram:

  • O que te motivou a escrever um livro?

  • De onde veio a sua inspiração?

  • Como você fez para lançá-lo? Como estruturou, se organizou?

  • O que considera importante ao sentar para escrever?

Pensei que talvez pudesse ser interessante compartilhar com vocês na Newsletter de hoje como transformei meus posts do Instagram em meu primeiro livro físico.

Em 28 de junho de 2023, lancei o meu primeiro livro: “Travessia - Sintonize-se com o seu Propósito”. Eu já era autora das cartas sistêmicas, “Saberes Sistêmicos para Mães", mas ansiava por escrever um livro que oferecesse ferramentas práticas para que as pessoas encontrassem um sentido para as suas vidas. Assim, “Travessia” apresenta diversos exercícios que auxiliam o leitor a resgatar a sua história, descobrir seus talentos e escapar das armadilhas da autossabotagem.

Tudo começou, portanto, com uma intenção clara. Sem um “porquê” definido, você corre o risco de desistir ou abandonar sua obra no meio do caminho.

O motivo para a ação (motivação), importa mais do que a disciplina

Eu acredito que nossos pensamentos, sentimentos, processos internos e crenças inconscientes sobre os outros e sobre a vida ficam ocultos na nossa escrita. É como se o próprio texto tivesse um campo energético (sei que alguns de vocês vão me achar bem doida, mas é o que eu acredito). A sua motivação tem uma força que dá ao que você está escrevendo um certo magnetismo.

Expressar a sua verdade, aquela que vive nos seus cantinhos mais íntimos, é o gesto mais grandioso de uma obra. A sua verdade transparece em cada canto, em cada palavra, em cada construção das suas frases. O texto, portanto, carrega a própria energia.

Para que o texto toque outro coração, é preciso que as pessoas sintam a congruência entre o que você escreve e o que você vive. É impressionante como as pessoas têm anteninhas detectoras de mentiras. Por isso, não tente escrever sobre o que você desconhece. Você só poderá levar outra pessoa até onde você já foi.

Sendo assim, comece alinhando todos os seus aspectos internos. Os seus medos, a sua inveja, a sua raiva, o seu prazer, as suas crenças globais sobre a vida, sobre o mundo, tudo deve estar alinhado em uma só verdade: a sua. Essa verdade não é nem melhor, nem pior do que a de ninguém. Mas ela transborda quem você é.

Seu propósito individual está a serviço do propósito maior, do propósito coletivo e, em última instância, do propósito da humanidade. Quando você está apoiada na sua verdade, com a intenção mais elevada, você ocupa o seu lugar. Ao ocupar o seu lugar, você está em comunhão com o todo. Quer você saiba ou não, você é um canal do Universo.

Seu texto tem permissão para te atravessar. Ele passa por você. Se a obra estiver em sintonia com sua essência, você passa a servir a vida.

Servir = deixar o seu SER VIR.

Ao alinhar-se com a sua verdade, você estará sempre exatamente onde deve estar.

A intenção é tudo o que existe. A obra é apenas um lembrete.

Rick Rubin, O Ato Criativo: Uma Forma de Ser

Não Espere pela Inspiração para Escrever, Escreva para se Inspirar

Eu acredito que a Intenção é mais importante do que a Inspiração. Quando você se coloca a serviço como canal de Deus, a inspiração vem.

Por isso, não espere a inspiração chegar para escrever. “Escreva para se inspirar”, como diz o meu mentor, Henrique Carvalho.

Muitas vezes, sento para escrever e não tenho inspiração alguma. Alguns textos são realmente bons, outros medianos, e tem dias em que simplesmente descarto o que eu escrevo e está tudo bem.

Minha melhor orientação é: nos dias em que a inspiração der as caras e você tiver sido tocada por um momento de conexão com algo maior, aproveite. Enquanto estiver fluindo, escreva tudo o que puder. Registre tudo que vier. Se não for útil para esta ocasião, guarde em uma gaveta (ou de preferência em um bloco de notas ou no Google Drive 😂). Pode ser que mais para frente faça sentido. Ou não.

Mas não vá ficar esperando por estes momentos para começar. Sente sua bunda na cadeira e escreva, sem tantos julgamentos. Você não é nem tão fantástica, nem tão terrível assim.

Então vamos ao que interessa! A seguir eu vou te mostrar como eu transformei meus posts do Instagram em um livro para que você veja como pode aproveitar um único conteúdo seu de diversas maneiras.

Como Transformei Meus Posts do Instagram em um Livro

Primeiro Passo

Munida da minha intenção - fazer com que as pessoas se apropriem do seu lugar no mundo - olhei para os mais de 700 posts no meu Instagram e separei tudo que eu já tinha escrito sobre propósito, autossabotagem, disciplina, alinhamento com o caminho da alma.

No primeiro momento não fiz uma seleção criteriosa. Simplesmente juntei todos os meus posts que tinham performado bem e estavam alinhados com minha intenção/motivação.

Segundo Passo

Transcrevi as legendas dos posts e os posts em si para um documento Word e depois comecei a cortar o que não traria um pequeno ganho para o leitor.

Meu foco era transformar cada capítulo em uma ferramenta prática que pudesse ser aplicada para que o leitor começasse a vislumbrar o que veio fazer aqui na Terra junto aos outros.

Terceiro Passo

Os capítulos precisavam fazer sentido. Precisavam levar o leitor do ponto A (não faço a mínima ideia do que vim fazer aqui no mundo e como colocar meus dons e talentos a serviço da vida) ao ponto B (sei quais são minhas forças e que agora tenho que caminhar, pois o caminho se faz caminhando).

Então mapeei cada passo da jornada que levaria o leitor do ponto A ao ponto B e fui estruturando os capítulos.

Seu propósito não é o que você faz. É quem você é. Sendo assim, comecei o livro contando minha história e incluí exercícios para ajudar o leitor a resgatar a sua também.

Desconstruí a ideia de que temos que ter um grande propósito para nortear toda a nossa existência. A escravidão de ter que encontrar o tal propósito grandioso, como se a jornada do herói fosse obrigatória, é muito cruel. A maior parte das vezes estamos tateando no escuro e não temos a mínima compreensão da nossa obra magna. Só vemos a pequena parte que tocamos.

A abelha, atraída pelo aroma da flor, pousa em várias flores e, sem perceber, permite a reprodução da planta. Se a abelha desaparecer, não só as flores mas as aves, os pequenos mamíferos e os seres humanos provavelmente deixarão de existir. Mas a abelha não sabe de nada disso. Ela simplesmente é abelha.

Sistemicamente, é mais importante estar alinhada com os seus dons e talentos inatos, do que com o seu propósito, para poder servir. Então resgatei tudo que eu tinha escrito sobre Dons e Talentos nos meus posts e nos conteúdos das minhas aulas online e pronto: mais um capítulo.

Depois refleti: mesmo em posse dos seus dons e talentos, algumas pessoas se sabotam e não alcançam o seu potencial. Peguei meus posts sobre autossabotagem e… voilà! Mais um capítulo.

Foi assim que alguns posts (ou suas legendas) se transformaram em capítulos inteiros do meu livro.

Extrai esse trecho da legenda de um dos meus posts


Quarto Passo

Por último veio a parte prática: contratar uma capista e alguém para diagramar o livro. Contratar um revisor ortográfico. Solicitar a ficha catalográfica na Câmara Brasileira do Livro e anexar o ISBN na contracapa. Orçar a tiragem do livro em algumas gráficas.

Não peça a Deus para guiar seus passos se não estiver disposto a mover os seus pés.

Fiz uma tiragem de 2000 exemplares. Até o momento, já foram vendidos mais de 400 exemplares, o que representa mais de 400 pessoas sintonizadas com o seu propósito.

E o mais empolgante: recentemente recebi uma proposta de uma grande editora para escrever um livro e lançá-lo por eles. Ainda estou avaliando o contrato e não posso revelar quem me fez o convite neste momento, mas a simples oferta já me deixou muito feliz.

Como muitos dos que me leem sabem, sou sócia da Editora Saberes Sistêmicos, uma editora relativamente nova no marcado que atua no nicho de desenvolvimento humano. Nosso propósito é levar a visão sistêmica, através de ferramentas práticas, para os lares das pessoas. É descomplicar a leitura transformando livros em cartas.

A Déinha pequena jamais imaginaria que um dia se tornaria sócia de uma Editora e teria alguns livros publicados. Nem sonhava que sua editora cresceria a ponto de patrocinar alguns dos maiores eventos no Brasil na área de Desenvolvimento Humano, com plateias de 600, 1000, 1500 pessoas.

Mas ela tinha um sonho. E é por meio dos sonhos que seguimos em frente.

Por Dentro do meu 🧠

🎥 O que estou assistindo:  Expatriadas com a Nicole Kidman (no Prime Video). O terceiro e quarto episódios são uma aula em como criar narrativas de suspense, que deixam quem está assistindo esperando ansiosamente pelo próximo capítulo. Chega a ser angustiante.

🎵 O que estou ouvindo: o release do primeiro single de um amigo meu, o Felipe Boni (o nome artístico dele é Ikari): The Right Place. Confiram!

🤓 O que estou estudando: nada… estou com muito trabalho porque vamos patrocinar o evento Pode Curar a Sua Vida, da Rê Fornari, este final de semana!

Seu feedback é muito importante para mim!!!

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Login or Subscribe to participate in polls.

👁️ Laboratório do Ser #023 - próxima segunda 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @eudeafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.