Ficar de Blá Blá Blá é Sempre Fácil...

Laboratório do Ser - Edição #030

Meu convite para você: participe da OFICINA S.E.R

No próximo dia 10 de agosto, às 9h00, vou realizar a Oficina S.E.R., um encontro pensado exclusivamente para empreendedoras que trabalham desenvolvendo pessoas.

Nessa oficina GRATUITA, vou mostrar para um número limitado de mulheres, como identificar e vencer seus Sabotadores, a Empreender com um propósito claro e a Realizar os seus sonhos.

Ao final desse encontro você terá em mãos um mapa para sair do ciclo vicioso da autossabotagem no empreendedorismo e finalmente viver do que você ama. Sempre respeitando a sua rotina e individualidade.

Para se inscrever gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

Será muito bom te ver lá! Agora bora para a news da semana!

Uma caixa de texto em branco

“No que você está pensando, Andrea?", pergunta o Facebook.

“O que está acontecendo?”, indaga o Twitter

“Poste mais e alcance a próxima meta!”, grita o Instagram.

A tecnologia exige a fala

Minha caixa de e-mails lotada, meu Iphone com o Whatsapp que pipoca o dia todo, a seção de comentários no fim do artigo do Estadão que acabei de ler.

LinkedIn. Tik Tok. Instagram. Facebook. Twitter. Tumblr.

Minha Newsletter.

Espaços em branco esperando para serem preenchidos com pensamentos, fotos histórias. A tecnologia nao apenas provoca…ela praticamente exige a fala.

E como a maioria se apresenta?

Quase universalmente, o tipo de recorte que se apresenta nas redes sociais é positivo.

“Olha só, vou contar como as coisas na minha vida estão indo bem, faturei mais R$100 mil essa semana!”

Por trás dos R$100 mil da semana, existe uma caixa de Rivotril no banheiro para dar conta. Nada como um remedinho tarja preta para aguentar o tranco (contém sarcasmo).

A Bio diz: “Fiz lançamentos de 7 dígitos. Sou sênior no mercado.

Só esqueceu de dizer que fez o suporte do lançamento e trabalha no digital há menos de 2 anos. Gente, desculpa o desabafo, mas sênior para mim tem uns 10 anos de experiência no assunto, tá? Pelo menos no mundo offline é assim.

“Veja como sou incrível. Sou a mãe perfeita, meus filhos são perfeitos. Meu chihuahua é perfeito."

Por trás da mãe perfeita, um filho que taca fogo no sofá da casa. O chihuahua perfeito morde a canela de todos que entram na casa.

“Meu marido já acorda no café da manhã querendo dançar comigo porque sou muito feminina."

O marido dança no café da manhã, mas sai para jantar com outra. E dói.

Raramente vemos a verdade por trás dessas “performances": “Sinto medo. Estou enfrentando dificuldades. Não sei qual caminho seguir."

A verdade nua e crua é que muitas vezes os espaços em branco só mostram um dos lados da moeda.

“Todos nós temos um lado fraco que - feito um sindicato - não é exatamente mal intencionado, mas, ainda assim, no final do dia quer receber o máximo de crédito e atenção pública por ter feito o mínimo. Nós chamamos esse lado de ego.

Ryan Holiday em “O Ego é o Seu Inimigo”

Todos nós caímos nesse buraco. Eu mesma já passei muito tempo rolando a barra do Instagram e perdi horas em que poderia estar fazendo algo produtivo com a pior das procrastinações. Gravei stories sobre meus pensamentos, meu dia-a-dia e criei posts motivacionais.

Nada disso me rendia nenhum dinheiro, mas parecia trabalho, e eu justificava meus hábitos tóxicos para mim mesma de várias maneiras. Mas a verdade é que eu estava fazendo tudo menos aquilo que importa: focar na construção da minha marca.

É mais fácil falar sobre escrever do que efetivamente sentar e fazer. É mais fácil ostentar do que realmente silenciar para construir um negócio sólido.

Tem dias em que olho para o espaço em branco desta Newsletter, e por mais que eu ame salpicar uma página em branco com a dança das palavras e ver um texto tomar forma, também fico rolando o feed, me distraindo.

É mais fácil me esquivar e me sabotar do que realmente sentar a bunda na cadeira, começar o texto, me irritar porque o que estou escrevendo não está bom o suficiente e eu não tenho nada de interessante para dizer.

Tem dias em que é dolorosamente difícil, sobretudo no início da jornada. Por isso é sempre mais fácil ficar de blá blá blá, contando falsas vantagens para as paredes ou ostentando porque você tem pouco repertório.

Falamos, falamos, falamos, como se a nossa vida dependesse disso e isso só enfraquece a ação. É isso que é tão traiçoeiro na fala.

Qualquer um pode falar de si.

Dái a pessoa diz que é CEO de uma empresa que só existe no papel.

Diz que é autor best-seller mas fez um hackzinho na Amazon onde colocou o livro a R$1,00 por um dia e pediu para uma lista de 1000 pessoas comprarem naquele momento.

No início de uma jornada, silenciar traz força

O Pensador, Rodin - Paris, França - 1804

“O silêncio é o descanso dos fortes e dos que têm confiança em si.”

Ryan Holiday

O silêncio e o vazio são aterrorizantes para a maioria das pessoas. É como se o silêncio fosse uma arma letal prestes a disparar contra nosso peito. Mas as grandes obras provêm do silêncio e regressam a ele.

Nos seus desafios diários - seja a pesquisa em uma nova área, produzir um filme, escrever uma Newsletter, divulgar o seu trabalho, construir uma empresa sólida, começar um doutorado - você busca o alívio da fala?

Seu ego busca o reconhecimento antes da ação?

Você acha mesmo que precisa estar diante de holofotes para saborear o melhor da vida?

Não precisa.

A única relação entre o blá blá blá e o verdadeiro trabalho é que um mata o outro. Quem está de fato construíndo algo grande, não precisa que ouçam o seu brado retumbante por todos os cantos da Terra.

A maestria requer uma mentalidade de aprendiz

Metallica e seu guitarista virtuoso - Kirk Hammett

Abril, começo dos anos 1980.

(sugiro ler este trecho ouvindo Nothing Else Matters do Metallica)

A ainda desconhecida banda Metallica se reunia antes de uma sessão de gravação que haviam marcado em um armazém decadente de Nova York e informaram ao guitarrista Dave Mustaine que ele estava fora. Após poucas palavras, lhe entregaram uma passagem de ônibus de volta para São Francisco.

No mesmo dia, um jovem e competente guitarrista chamado Kirk Hammett, que tinha pouco mais de vinte anos, assumiu o posto. Dias depois ele fez seu primeiro show com o Metallica.

Embora a banda fosse conhecida apenas em pequenos círculos na época, já dava para sentir que eles iriam longe. Sua música estava despontando e desafiava os limites do thrash metal. Em poucos anos, se tornariam uma das maiores bandas do mundo, vendendo mais de cem milhões de discos.

Hammett, nessa época, percebeu que se quisesse alcançar o estrelato, precisaria tocar ainda melhor. Enquanto muitos teriam ficado de blá blá bla, ostentando suas conquistas, Hammet resolveu procurar um professor de guitarra.

Apesar de ter entrado para a banda dos seus sonhos e estar tocando profissionalmente pelo país todo, buscou mais instrução. Não se acomodou, pois sabia que a maestria requer uma mentalidade de aprendiz e uma dose saudável de humildade.

O professor que ele procurou era famoso por ser um mestre dos mestres. Joe Satriani, que havia trabalhado com guitarristas prodígios como Steve Vai, tinha experiência em ensinar os melhores. Seus alunos alcançavam resultados fora da curva, provando que seu método não era apenas blá blá blá.

Joe Satriani à direita e Kirk Hammett à esquerda - mestre e aprendiz

Joe Satriani viria a ser reconhecido como um dos melhores guitarristas de todos os tempos, vendendo mais de dez milhões de discos com sua música autêntica e virtuosa.

Durante dois anos, Kirk teve aulas semanais com Satriani, recebendo avaliações objetivas e sendo constantemente desafiado a aprimorar sua técnica e teoria musical.

Mesmo após esse período, Hammett continuou a levar para Satriani os licks e os riffs que estava trabalhando com a banda, aperfeiçoando sua capacidade de fazer melhor com menos notas e expressá-las de forma adequada.

Essa dedicação o levou a tocar para milhares de pessoas, depois dezenas de milhares e, por fim, centenas de milhares.

Para alcançar a grandeza, não existe atalho: é preciso aprender todos os dias.

Fingir conhecimento: Um Vício Perigoso

Fingir conhecimento é um dos nossos vícios mais perigosos, pois nos impede de melhorar e crescer. Muitas vezes, nos iludimos pensando que já sabemos tudo que precisamos, evitando reconhecer que ainda há muito a aprender.

É comum glorificarmos a ocupação e a sobrecarga, mas raramente questionamos a profundidade do nosso verdadeiro entendimento.

Reavaliar nossos talentos e, com humildade, descer um degrau após uma autoavaliação é uma das tarefas mais difícies, mas também mais essenciais em nossa jornada de crescimento.

Frank Shamrok, pioneiro das artes marciais mistas (MMA), desenvolveu um sistema para treinar lutadores que ele chama de “mais, menos, igual”.

Ele ensina que, para ser grande, você deve ter alguém melhor com quem aprender, alguém inferior a quem ensinar e alguém no mesmo patamar com quem se comparar.

Frank Shamrok - Mais, Menos, Igual

Esse método ajuda a eliminar o ego que faz com que você se ache superior aos outros, o medo que te leva a duvidar de você mesma e qualquer preguiça que possa levar à acomodação.

A ideia que quero destacar com esses exemplos é que devemos nos comprometer a ser eternos aprendizes. Isso começa pela aceitação de que outras pessoas sabem mais do que você e você pode se beneficiar do conhecimento delas. Você não pode aprender se acha que já sabe tudo.

Quantas vezes este ano você sentou e colocou o seu trabalho à prova?

Quando você se prepara para alcançar o sucesso, o ego muitas vezes se torna seu maior inimigo, colocando-o na defensiva e impedindo melhorias.

Se você se pergunta: “Por que não alcanço os resultados desejados?", talvez seja o momento de olhar mais de perto para o seu ego.

Não existem desculpas para não se instruir. O acesso a professores não é mais uma barreira - a tecnologia acabou com isso. Existem livros baratos, cursos gratuitos. Muito do melhor conhecimento está disponível gratuitamente.

É isso que quero te entregar na Oficina S.E.R.

Material de altíssimo valor, bem mão na massa, para você superar seus sabotadores, empreender com leveza e de um jeito feminino e ferramentas práticas para tirar seus sonhos do papel.

Se você trabalha com desenvolvimento humano e quer usar a tecnologia e o digital para alcançar mais pessoas, esta é uma oportunidade que você não pode perder.

Afinal, quando o discípulo está pronto, o mestre aparece.

Oficina S.E.R.

Reforçando o meu convite!

No dia 10 de agosto, às 9h00, vou ministrar a primeira Oficina S.E.R, um encontro prático, totalmente online e gratuito.

Nessa oficina, vou mostrar que existe um caminho leve e feminino dentro do empreendedorismo, onde não nos esgotamos ou adoecemos. Pelo contrário, construímos uma jornada significativa, equilibrada e sistêmica.

E claro, de muito SUCESSO!

Se isso ressoa com você e seus objetivos, será maravilhoso te ver lá.

Clique no botão abaixo e reserva uma das vagas limitadas:

Por Dentro do meu 🧠

🎥 O que estou assistindo: Terceira temporada do The Bear na Disney + (sim somos viciados em séries e temos vários aplicativos aqui em casa

🎵 O que estou ouvindo: Conversas do Despertar - podcast da Flávia Melissa. Por indicação da Fabi Ormerod, resolvi ouvir o episódio sobre “TENHO QUE"….porque no fundo não TEMOS QUE coisa nenhuma.

📕 O que estou (re)lendo: O Ego é Seu Inimigo - Ryan Holiday. Um olhar perspicaz sobre os perigos do ego humano e como superá-lo para alcançar o verdadeiro sucesso e realização. Me ensinou a deixar de ser “Maria Vai com As Outras"

💌 Meu convite para você: te convido a me seguir no meu Insta novo @eudeafelicio onde falo sobre construção de negócios sólidos, sistêmicos e sustentáveis.

Seu feedback é muito importante para mim!!!

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Login or Subscribe to participate in polls.

👁️ Laboratório do Ser #031 - próxima segunda 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @eudeafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

Indicações de Newsletters

Quero te indicar uma Newsletter que tem um conteúdo que gosto e acredito que possa te interessar.

O Gus é meu colega de mentoria e ele escreve sobre construção de hábitos para termos resultados fora da curva. Você pode assinar clicando aqui.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.