Mulher não pode ser CEO?

Laboratório do Ser - Edição #034

In partnership with

Texto machista do Tallis Gomes

A Internet entrou em polvorosa semana passada por causa desse texto extremamente machista do Tallis Gomes 🤮. Confesso que fiquei refletindo por muito tempo se eu deveria me posicionar porque não queria dar palco para esse bobo sapiens daí.

Silenciei e percebi que há uma lição valiosa sobre o Empreendedorismo Feminino, que merece ser compartilhada.

Desde a infância, a nossa educação reforça a noção de que o empreendedorismo é um domínio predominantemente masculino. Nós meninas crescemos acreditando que o homem é o “dono” do mundo dos negócios, enquanto a força criadora da mulher muitas vezes é negligenciada ou subestimada.

E isso não acontece somente no mundo do empreendedorismo. Os estereótipos de gênero são criados entre os 5 e 7 anos de idade. Nesse video aqui, a professora da classe pede aos alunos para desenharam imagens de um bombeiro, um piloto de avião e de um cirurgião.

61 desenhos foram de homens. Só 5 crianças desenharam mulheres nestas profissões.

(obs: repare na carinha de espanto das crianças quando a professora revela que aquelas três profissões são exercidas por mulheres)

Nosso modelo de educação quer que sejamos Patos...

Querem que sejamos patos…

Um dos meus contos preferidos de Mulheres que Correm com os Lobos é conto do Patinho Feio. Sim, aquele que tenho certeza que você escutou quando era criança.

O patinho é rejeitado pela família e passa por várias provas até que…

Ele descobre que é um cisne.

O conto do patinho feio nos ensina sobre PERTENCIMENTO. Pertencer é o nosso desejo mais profundo.

Portanto, a menina que cresce em um ambiente em que é criticada ou domesticada demais, ouve:

Não faça isso!"

“Cruze as pernas"

“Desse jeito nenhum homem vai te querer."

“Lugar de mulher é na cozinha."

“Isso é coisa de menino! Deixa disso!"

E aos poucos, ela começa a acreditar que as imagens negativas dela mesma, refletidas pela educação dada pela família, pela escola e pela sociedade, são 100% verdadeiras.

Em algumas famílias, a menina começa a acreditar que é fraca, ou feia ou inaceitável.

Em muitas culturas, quando nasce uma menina, existem expectativas de que ela será um certo tipo de pessoa, que aja de certo modo, que siga um conjunto de valores idênticos aos da família.

Essas expectativas tem definições ainda mais estritas quando os pais, no fundo, queriam um filho menino. Acredite, já atendi inúmeras mulheres que chegam para constelar e me falam: “Meu pai queria um filho homem. Mas, veio eu.” Você não tem noção da dor que essas mulheres carregam por não estarem à altura, por não atenderem às expectativas.

Em outras famílias, os pais querem a filha “princesinha". A criança perfeita e obediente.

Na fantasia desses pais, a menina só será perfeita se refletir o jeito deles.

  • Se quer ser cientista, dizem que ela tem que ser mãe

  • Se quer inventar algo, dizem que ela deve ser prática

  • Se quer criar, dizem que o serviço doméstico nunca termina

Ao sair do script da família, todos ficam irritados. A menina tem a impressão de que nunca vai conseguir fazer nada certo.

Tudo porque queriam que ela fosse um f*cking pato.

“Os não selvagens querem coerência. Querem que você seja hoje exatamente a mesma que foi ontem.”

Clarrisa Pínkola Estés

Quando a menina passa a acreditar que ela não é boa o suficiente, ela entende que isso continuará a ser uma verdade absoluta, não importa o esforço que ela faça para reverter a situação.

Assim a alma foge.

Alguma vez você já pensou: "Eu não sou boa o suficiente?"

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Só que Cisnes não são Patos!

Estamos na jornada para descobrir que somos Cisnes…

Quando uma mulher decide ingressar no mundo do empreendedorismo, quando ela coloca os seus sonhos em primeiro plano e ousa quebrar o ciclo, ela é muitas vezes taxada de "louca”. Suas aspirações podem parecer sem sentido ou absurdas aos olhos da família e amigos.

Suponhamos que ela não dê ouvidos e decida seguir, o que já demanda uma certa dose de coragem…

Muitas vezes essa mulher carrega em si a influência de uma educação que privilegia modelos masculinos de liderança, sucesso e produtividade. Essa interiorização de valores e padrões masculinos pode até nos tirar a capacidade de viver o feminino empreendendo.

Resultado? 

Seguimos caminhos do esforço máximo, do esgotamento e adoecemos.

(por favor, não romantize o burnout).

Eu quero que você entenda: PATOS SÃO PATOS E CISNES SÃO CISNES.

O que aconteceria se você, sendo um cisne, tivesse que fingir ser um pato? Se sentiria a criatura mais infeliz do mundo né?

(esse papo de pato e cisne tá mucho loko, eu sei, mas fica comigo)

MINHA PERGUNTA É: Se isso é verdade, por que você se dobra e se curva para assumir formas que não são suas?????

Vou te contar um segredo: isso não occore porque você é masoquista ou por autodestruição.

Simplesmente você não sabe o que fazer. 

Ninguém te ensinou a ocupar o seu espaço, do jeito feminino.

É irreal você achar que conseguirá ser produtiva de forma linear 365 dias do ano. Você é cíclica, assim como eu, só que sua natureza selvagem e instintiva ficou perdida e esquecida, por muito, muito tempo.

Você tem na sua mão o poder de criar uma vida mais leve e abundante, com um jeito feminino de fazer as coisas acontecerem.

Você só precisa aprender COMO (vou te fazer um convite no final da Newsletter).

Por ora, assista a esse vídeo inspiracional da Nike que mostra o que nós, as "loucas”, somos capazes de fazer.

O Cenário do Empreendedorismo Feminino no Brasil

Felizmente, os números mostram que as mulheres estão quebrando barreiras e se destacando cada vez mais no mundo dos negócios.

O Brasil é o sétimo país no mundo com maior número de empreendedoras.

No nosso país, o número de mulheres empreendedoras cresceu 34% nos últimos 4 anos, chegando a 32 milhões de brasileiras à frente dos seus próprios negócios.

49% das empreendedoras mulheres são também chefes de família e trabalham 10,5 horas por semana a mais para dar conta da casa e dos filhos.

Esses números demonstram a força da mulher empreendedora, que merece ser valorizada e celebrada em toda sua plenitude.

Ao abraçar o empreendedorismo de uma forma genuinamente feminina, temos a oportunidade de romper com os padrões estabelecidos e redefinir o que significa ser uma empreendedora de sucesso.

Longe de nos encaixarmos em moldes masculinos, podemos trazer nossa sensibilidade, nossa capacidade de cuidar, nossa intuição e uma mais visão holística para transformar o mundo dos negócios.

E sim, senhor Tallis Gomes 🤢, podemos ser femininas e também empreender.

Porque podemos ser uma coisa E outra.

E por isso….eu tenho um convite para te fazer!

💌 Meu convite para você

Se as mulheres da sua família trabalharam duro, eu sugiro que você trabalhe leve.

Eu sei, a gente aprendeu ao contrário.

Mas é exatamente essa crença que te afasta de absolutamente tudo que você deseja.

Se vem fácil você se sente impostora.

Se é difícil, você se sente merecedora…e é por isso que você sempre dá um jeito de voltar para o difícil.

Esse ciclo vicioso te aprisiona em tudo que é pesado: preocupação excessiva com a opinião alheia, busca por validação externa, trabalho duro e escassez.

No sábado, dia 05/10, vou realizar a Oficina S.E.R. totalmente online e gratuita, onde vou te mostrar que a reconexão com a sua ciclicidade pode trazer a leveza e a abundância que você tanto procura.

Você tem na sua mão o poder de criar uma vida mais leve e abundante, com um jeito feminino de fazer as coisas acontecerem.

A realidade que você cria vem dos padrões que você mantém. Pare de seguir métodos masculinos que desrespeitam a sua ciclicidade.

Ao se reconectar com sua essência feminina, você transborda o seu aprendizado e libera a prosperidade que você merece.

Lembre-se: você só pode levar outras mulheres até onde você já foi.

Te espero na Oficina S.E.R.

Caixinha do Desabafo 🗣️

Estou ficando cada dia menos no Instagram e tem sido maravilhoso para a minha saúde mental e emocional, mas sinto falta das interações na caixinha. Por isso, aproveitando uma ideia que vi na Newsletter rising, que aliás é incrível e indico, vou abrir uma caixinha por aqui.

Se quiser, compartilhe comigo o seu maior desafio, que te ajudo na próxima edição. Não se preocupe, a caixinha é anônima.

Clique aqui para enviar o seu DESABAFO 🗣️

Por Dentro do meu 🧠

🎥 O que estou assistindo: Vou deixar o link de um post com várias indicações de filmes sistêmicos. Só assistam. O último documentário - Daughters - é de uma delicadeza e sensibilidade ímpar. Clique Aqui

🎵 O que estou ouvindo: Uma meditação surreal do Dr. Joe Dispenza sobre Brain Heart Coherence e como manifestar qualquer coisa que quiser na sua vida. Infelizmente recebi por whatsapp de uma amiga e não consegui incluir o link aqui. A meditação é poderosa. Estou fazendo todo dia e já vi coisas incríveis acontecendo na minha vida, mas principalmente na minha frequência energética. Tô pensando em abrir um grupo gratuito de meditação para fazermos juntos. Responda a esse e-mail se te interessaria participar.

📕 O que estou lendo: Quebrando o Hábito de Ser Você Mesmo - Dr. Joe Dispenza. Simplesmente fantástico. Tô me coçando para fechar o retiro de 7 dias dele em Orlando. Acho que vou me dar de presente.

💌 Meu convite para você: te convido a me seguir no meu Insta @deafelicio onde alio meu coração de terapeuta à minha mente empreendedora.

Seu feedback é muito importante para mim!!!

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

👁️ Laboratório do Ser #028 - próxima segunda 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @eudeafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

Espaço Exclusivo para o Patrocinador Desta Edição

Graças ao Beehiiv, esta edição do Laboratório do Ser conta com mais um patrocinador.

Há muitos anos eu não leio notícias, sinto que baixa totalmente a minha vibração. Mas, ao mesmo tempo, gosto de saber o que está acontecendo no mundo. O patrocinador desta Newsletter, a 1440 Media traz um resumo do que está acontecendo pelo mundo, sem polarizar para nenhum lado político. Achei bom receber as notícias com esse viés neutro.

For Those Who Seek Unbiased News.

Be informed with 1440! Join 3.5 million readers who enjoy our daily, factual news updates. We compile insights from over 100 sources, offering a comprehensive look at politics, global events, business, and culture in just 5 minutes. Free from bias and political spin, get your news straight.

Me ajude clicando no link para conhecer, assim posso continuar mantendo as Edições Gratuitas do Laboratório do Ser. O patrocinador me paga por cada click.

Conto com você para equilibrar nossa troca.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.