Ninguém Fica Imune a Uma Boa História

Laboratório do Ser - Edição #024

Essa Newsletter vai te entregar uma pequena vitória. Percebe que já comecei a edição com uma promessa? Agora vou dar o meu melhor para cumpri-la e no final quero saber de você se eu consegui.

Portanto, vai ser uma News mais voltada para Marketing. Mas não se iluda, a News é também sobre você que não empreende. Todos nós já somos uma marca, desde o primeiro dia em que nascemos. Nossa marca é o nosso nome. Como você tem feito a gestão do seu? Como tem construído a sua jornada do herói? Qual é a história que você tem contado para você mesma, e para os outros, sobre a sua história?

Nesta edição, vou te entregar ferramentas práticas para você resgatar a sua jornada e contá-la de uma forma, que talvez nunca tenha contado antes.

Confio, Logo Compro

Há um motivo pelo qual muita vezes você não consegue vender os seus produtos e serviços. Te falta clareza. Não somente sobre os seus produtos e serviços, mas sobre quem você é.

Quando você não tem clareza sobre quem você é, vai transmitir uma mensagem confusa, errática.

Tem duas frases que eu sempre repito para minhas mentoradas que agora vou falar também para você que me lê:

  • Pessoas compram pessoas

  • A verdade vende

A ferramenta mais poderosa que podemos usar para vender nossos produtos e serviços é a nossa história.

A história é um dispositivo que faz sentido para as outras pessoas. Quando definimos os elementos de uma boa narrativa em relação à nossa marca, ou seja, nós mesmos, os clientes podem se envolver conosco a ponto de comprar nossos produtos ou serviços.

O passo-a-passo de uma venda que não empilha um monte de gatilhos mentais funciona assim:

  • Essa pessoa se parece comigo

  • Temos valores parecidos, acreditamos nas mesmas coisas, enxergamos o mundo sob a mesma ótica

  • Gosto dessa pessoa

  • Essa pessoa é uma referência para mim. Ela chegou onde quero chegar.

  • Confio nessa pessoa

  • Compro o que ela tem para me oferecer.

Portanto, toda compra é baseada em uma relação de confiança que você constrói com a sua audiência. Para isso, você precisa aprender a contar a sua história.

Ninguém fica imune a uma boa história

Os neurocientistas afirmam que o ser humano médio fica mais de 30% devaneando - a menos que esteja lendo, ouvindo ou assistindo um filme que conta uma história.

Quando nos envolvemos em um filme no cinema, não existe mais a cadeira do cinema e mal sentimos o gosto da pipoca. Permanecemos completamente imersos naquele universo que se desenrola diante dos nossos olhos.

Portanto, uma história pode fazer você, seus produtos, seus serviços e sua empresa crescer.

Mas… como contar uma boa história?

Quase todas as histórias que você ouve são assim: tem um PERSONAGEM, que enfrenta um PROBLEMA. Ele encontra um GUIA que TEM UM PLANO e o CONVIDA A AGIR. A história termina com um SUCESSO e ajuda a evitar o FRACASSO.

Em seu livro, Story Brand, David Miller traz esse esquema, aplicado ao filme Jogos Vorazes:

Katniss Everdeen (PERSONAGEM) deve competir em um deturpado torneio de luta até a morte, imposto ao povo de Panem por um governo diabólico e tirânico chamado Capitólio (INIMIGO personificado no personagem do President Snow).

→ O problema que ela enfrenta é óbvio: matar ou ser morta. Katniss encontra um GUIA: Haymitch, um impetuoso, dado à bebedeira, campeão veterano do torneio anterior dos Jogos Vorazes.

→ Haymitch assume o papel de MENTOR de Katniss, ajudando-a a acriar um plano para conquistar o público. Com isso, Katniss ganha mais patrocinadores e consegue mais recursos para a luta, aumentando suas changes de vitória. Katniss compete e tem uma vitória: SOBREVIVE.

A seguir, vou te dar um passo-a-passo detalhado de como contar a sua história e a história da sua marca, para que tanto você, quanto sua empresa possam crescer. Vou te dar um presente também. Você terá um Caderno de Ativação gratuito e completo para você baixar e montar a sua jornada do herói.

Para receber o Caderno de Ativação, preciso apenas que você preencha esta pesquisa, para que eu possa te conhecer melhor. Não leva nem dois minutos e é bem importante para mim. 👇🏼

Moana e a Estrutura Básica de Uma Boa Jornada do Herói

Eu sou mãe e, quando minhas filhas eram menores, elas adoravam o desenho Moana. É impressionante como a Disney consegue pegar qualquer história e transformá-la numa narrativa envolvente, porque a DISNEY/PIXAR dominaram a arte do Storytelling.

Vou usar então, o desenho da Moana, para te mostrar de forma prática, como construir uma boa jornada do herói.

Primeiro temos um PERSONAGEM - o herói da nossa história. No nosso caso, a Moana.

Moana, a heroína da nossa história

1 - O herói vive em UM MUNDO COMUM. Mas esse mundo já não cabe mais. Ele sente um INCÔMODO, alguma coisa tem que mudar.

Moana vive na ilha de Motonui, um lugar paradisíaco, com clima tropical quente, praias de areia branca, águas cristalinas. Este é o seu MUNDO COMUM. Chefe Tui, o seu pai, é o governante do povo da ilha e ele espera que Moana, sua única filha, o substitua como chefe de seu povo.

Seu pai espera que ela o substitua como chefe

Mas nem tudo são flores na ilha de Motonui.

Uma gosma preta começa a se espalhar pela ilha, desencadeando uma terrível maldição que ameaça destruir o seu povo. A gosma é uma manifestação da raiva de Te Fiti, que teve o seu coração roubado por um semideus chamado Maui. Este é o PROBLEMA.

Chef Tui tenta proteger os moradores e os impede de sair da ilha. No entanto, Moana, desde pequena, sente uma conexão com o mar. Este é o INCÔMODO dela.

2 - O herói ouve um chamado interno para a AVENTURA. Ele deve embarcar em uma jornada perigosa para resolver o PROBLEMA.

O chamado do Oceano - desde pequena Moana sentia conexão com o mar

O oceano escolhe Moana para restaurar o coração de Te Fiti. Sua avó presencia o CHAMADO PARA A AVENTURA.

3 - Mas o herói é muito humano, e por isso ele geralmente RECUSA ou ignora o chamado, porque sente medo. O herói tem resistências, crenças limitantes que o paralisam.

Inicialmente, Moana fica com MEDO e hesita em partir. Ela se sente dividida entre o seu desejo de explorar o mundo para além da sua ilha e seus deveres e obrigações com seu povo.

4 - No auge do seu desespero, o herói encontra um MENTOR, ou um GUIA. O mentor tem um PLANO e o CONVIDA A AGIR. Em algumas histórias o mentor não é uma pessoa específica, o mentor são os próprios acontecimentos que a vida traz.

Moana e sua Vó Tala

Em seu leito de morte, Tala, a avó de Moana, incentiva-a a ouvir o seu coração e confiar no oceano, ou seja, ela CONVIDA MOANA A AGIR. Sua avó é sua mentora espiritual e servirá de GUIA durante a jornada.

5 - O encontro com o mentor convida o herói a CRUZAR O LIMIAR, ou seja, ele se compromete com a mudança.

Moana CRUZA O LIMIAR e parte em uma jornada perigosa pelo oceano, enfrentando tempestades, monstros marinhos e desafios pessoais. Seu objetivo: encontrar Maui para que ele devolva o coração de Te Fiti.

Moana e Maui

6 - Só que o herói vai enfrentar desafios, vai ser testado e vai, inevitavelmente se deparar com INIMIGOS.

Durante sua jornada, ela encontra Maui, um semideus arrogante que inicialmente a impede de cumprir sua missão. Mas o oceano dá uma forcinha e empurra Maui para dentro do barco da Moana, para que eles possam se tornar alidados, superando os desafios juntos.

7 - Os desafios são tantos que em algum momento o herói entra em uma CAVERNA PROFUNDA e duvida de si mesmo e da sua capacidade. Há um risco palpável neste momento - um risco de VIDA ou MORTE. Ou o herói FRACASSA ou a história termina em um SUCESSO.

O momento da CAVERNA PROFUNDA acontece quando Moana enfrenta um caranguejo INIMIGO chamado Tamatoa, que tem uma obsessão por coisas brilhantes.

Maui fica ferido nesta batalha e abandona Moana, levando-a a jogar o coração de Te Fiti no mar. Moana enfrenta suas próprias dúvidas e medos, questionando a sua capacidade de completar a missão e salvar sua tribo.

Em seu momento mais baixo, o espírito da sua avó Tala aparece como uma arraia linda e cintilante. A sua avó, sua MENTORA, devolve a Moana a confiança nela mesma, de que ela é capaz.

O espírito da Vovó Tala mostra a Moana que ela é capaz!

9 - A PROVAÇÃO SUPREMA ocorre quando o herói deve dar um salto que o levará a uma GRANDE MUDANÇA.

Moana confronta Te Kã e, ao perceber que Te Kã, na verdade, é a forma corrompida de Te Fiti, Moana tem a oportunidade de, com amor, restaurar o seu coração.

Moana confronta Te Kã

8 - Uma boa jornada do herói termina com uma VITÓRIA. O herói é recompensado pela sua perseverança e dedicação.

Ao devolver o coração de Te Fiti, Moana restaura a ordem natural, liberta Maui de sua maldição e salva a sua ilha.

9 - O herói então, faz o CAMINHO DE VOLTA para casa, para o mundo conhecido. Mas agora ele é alguém diferente e ele decide usar essa história para o mundo.

Moana retorna à sua ilha como uma líder corajosa, pronta para guiar seu povo em direção a um futuro sustentável e em harmonia com o oceano.

10 - O herói agora TRANSFORMA A VIDA DE OUTRAS PESSOAS.

Moana traz de volta não apenas o coração de Te Fiti, mas também uma nova compreensão de si mesma e do seu lugar no mundo, inspirando sua tribo a reconectar-se com o oceano e resgatar sua essência, pois no fundo, eles sempre foram exploradores de novos horizontes!

Uma História Pode Fazer a Sua Empresa Crescer

Os seus clientes não estão procurando um herói. Eles estão procurando um GUIA, que já passou pelos desafios e pode ajudá-los agora a transformar suas vidas.

Os clientes só confiam em um GUIA que já percorreu o caminho e que tem um PLANO. Ou seja, para você construir autoridade e mostrar que sabe do que está falando, você precisa mostrar que já percorreu o caminho que o seu cliente quer percorrer. E você só conseguirá mostrar isso se souber contar a sua história.

Como diz David Miller: “Nunca presuma que as pessoas entendam como a sua marca pode mudar suas vidas. Diga a elas.” 

E eu incluo: MOSTRE A ELAS.

Vou deixar o link do meu Instagram com um post onde conto a minha jornada do herói para você se inspirar e escrever a sua.

A Verdade Vende

Em um mundo onde está cheio de gente na vibe do “Fake It Until You Make It", lembre-se que as pessoas tem anteninhas que funcionam como radares para detectar mentiras. Portanto, nunca minta sobre a sua história. Você realmente só pode levar outra pessoa até onde você já foi.

Se você não tem experiência em determinado assunto, não finja ser especialista. Por exemplo, você pode ser mãe, mas isso não te torna especialista em maternidade. Talvez o que você viveu nem seja replicável em outros contextos socioeconômicos. Portanto, você não tem um método e não é especialista em educação parental, apenas porque você é mãe.

Você também não precisa ter passado por um câncer, como eu, ou alguma tragédia para contar sua jornada do herói. Todos nós, sem exceção, já passamos por dificuldades maiores ou menores. Talvez a sua jornada do herói seja contar sobre a coragem que você teve para fazer uma transição de carreira, ou mudar de cidade, ou enfrentar o divórcio dos seus pais.

Cada história é única. Aí reside a beleza.

Mostre a sua verdade. A verdade vende. Se quiser compartilhar comigo sua história, pode me responder mandando um e-mail (não, não é uma consultoria gratuita sobre como melhorar seu storytelling, mas vou gostar de te conhecer melhor).

Resolvi abrir mais uma turma da Blossom porque estou com muita demanda e eu não coloco muitas mentoradas em cada turma.

É possível empreender com leveza, respeitando o seu contexto, sem virar refém das redes sociais. Quando você constrói um negócio alinhado a sua verdade, a venda se torna uma consequência. 

Aplique agora e veja o seu negócio florescer.

O que torna a Blossom única

  1. Essa é uma mentoria com apenas 10 vagas. Ou seja, você recebe minha atenção pessoalmente e de maneira personalizada.

  2. Você ganha acesso ao Método Empreender com C.A.L.M.A e à imersão Meu Método Milionário para construir o seu método autoral

  3. Você recebe 12 Mentorias exclusivas em grupo.

  4. Estamos na quarta turma da Blossom, ou seja, é um programa validado.

  5. Caso você tenha um sócio(a), a vaga extra tem 50% de desconto.

  6. Bônus Mastercard (não tem preço): você ganha uma mentoria individual comigo para estruturar o seu negócio. Não sei por quanto tempo ainda vou manter este benefício, então aproveite!

Por Dentro do meu 🧠

🎥 O que estou assistindo: Moana

🎵 O que estou ouvindo: para te inspirar vou deixar a música tema da Moana:

📕 O que estou lendo: Café com Deus Pai

Seu feedback é muito importante para mim!!!

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Login or Subscribe to participate in polls.

👁️ Laboratório do Ser #025 - próxima segunda 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @eudeafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.