O Aprendiz Deslumbrado e o Mentor Ideal

Laboratório do Ser - Edição #026

Como encontrar uma agulha no palheiro?

Como Encontrar uma Agulha no Palheiro?

Você já caiu na tentação de acreditar na ideia de que uma mentoria poderia ser a "solução mágica" para todos os seus desafios no empreendedorismo?

Eu já.

Investi um caminhão de dinheiro em mentorias de marketing digital nestes últimos anos. Sem perceber, acabei seguindo caminhos que me levaram ao burnout e à exaustão. Esses caminhos custaram a minha alma e a minha essência.

Não estou dizendo que não tive resultados. Meus resultados foram acima da média, confesso. Só ano passado faturei mais de meio milhão.

Mas, a que custo?

Tive que silenciar todo o barulho externo para me reencontrar e, com a ajuda da minha amiga e melhor astróloga que eu conheço - Fabi Ormerod - conheci o Henrique Carvalho, que hoje mentora meu negócio de forma coerente.

O que considero coerente no Henrique?

  • Para ele, o caráter de uma pessoa conta mais do que os dígitos.

  • Ele faz marketing para introvertidos, que não querem morar no Instagram dando “bom dia, boa tarde e boa noite".

  • Ele não ostenta.

  • Ele não está fingindo ter resultados que não teve. Ele está no mercado desde 2009, um 🦖 no marketing digital.

  • Ele ensina a criar negócios sólidos e sustentáveis. Não me incentiva a seguir o mais novo hack. Juntos nadamos contra a maré e evitamos modismos.

  • As estratégias que ele sugere levam em conta o meu contexto. Eu sou mãe e escolho estar presente na vida das minhas filhas. Também quero cuidar da minha saúde física, mental e emocional. Logo, não desejo ter uma equipe enorme com 22 funcionários para gerenciar. Não faz parte do meu quadro dos sonhos, até porque já vivi isso quando eu trabalhava no mercado corporativo.

  • Ele tem valores parecidos com os meus. Além de ser educado com todos os seus mentorados, ele aponta erros de forma gentil e é generoso na sua entrega.

  • Ele joga tênis (considero um atributo imprescindível para qualquer bom mentor 😂).

Conhecer o HC foi como encontrar uma agulha no palheiro. Por muito tempo busquei nos lugares e das formas erradas. Talvez eu também não estivesse pronta.

Para que você não cometa o mesmo erro, quero compartilhar, através de uma história, o que considero essencial na busca de um guia coerente.

Como encontrar o “mentor ideal"? Isso existe?

O aprendiz deslumbrado, perdido em sua busca

O Aprendiz Deslumbrado e o Mentor Ideal

Somos bombardeados diariamente com promessas de transformação instantânea, fotos de mentores fingindo ter vidas "perfeitas", tomando champagne nas dunas de Dubai ou fazendo unboxing da bolsa da Chanel.

Parece que todo mundo que abre um negócio, principalmente no digital, se torna milionário em poucos meses. Quem vende a "pílula mágica da mentoria salvadora" diz: "Enriqueça em poucos meses fazendo exatamente o que eu fiz!"

E você pensa: "Finalmente! Encontrei o Mentor Ideal!!!"

Eu entendo e não nego que exista um "mercado de ilusão" na venda de mentorias. Mas existe também um outro ponto a ser abordado: o do aprendiz deslumbrado.

O problema ocorre quando o Mentor Ideal encontra o Aprendiz Deslumbrado. E isso acontece com MUITA frequência.

O aprendiz deslumbrado se vê tão perdido com a enxurrada de informações que ele se lança em busca da próxima corrida do ouro. Inocentemente, ele muda de estratégia toda hora e se torna faixa branca em muitas áreas, mas termina frustrado e sem resultados.

Quem já fez isso? Me conta respondendo a esse e-mail para eu saber que não estou sozinha!!!

A jornada do empreendedorismo é como escalar uma montanha: exige esforço, persistência e coragem.

O que a Globo não mostra é que o processo de aprendizado necessita que você sente a bunda na cadeira, que erre várias vezes e se fe%% bastante. Mas, tudo isso com uma única estratégia, um único objetivo em mente: chegar ao topo da montanha."

O aprendiz deslumbrado não quer passar pela demorada etapa de aprender. Ele acha que a mentoria vai trazer o conhecimento, mas esquece que a mentoria está lá, principalmente, pela ESTRATÉGIA.

A verdade, nua e crua, é que uma mentoria, por si só, não é uma varinha mágica que vai te resgatar do buraco. Um bom mentor oferece ferramentas e orientação. Ele entrega um mapa para a jornada.

Mas, no frigir dos ovos, quem muda a sua vida é você!

4 Perguntas Chave para Escolher Seu Mentor

Como diz o Henrique: “Excelentes mestres são forjados na experiência, trilhando um caminho árduo de aprendizado contínuo.” Concordo em gênero, número e grau.

Por isso, na hora de escolher um mentor, reflita:

Essa pessoa tem valores parecidos com os meus?

Nossas metas e visões de mundo são compatíveis?

Ele só está pensando em colocar mais mentorados na sala de aula ou realmente quer ajudar outras pessoas a trilharem um caminho bem sucedido no mercado?

Ele tem um propósito maior?

Quando a relação transcende uma meta comercial, o mentor entende que haverá compromisso do mentorado, e o mentorado também entende que haverá compromisso do mentor.

Escolha um mentor por sua experiência, seus valores e visão de mundo.

E não pelas suas fotos ostentando um estilo de vida que, na maioria das vezes, é um teatro ensaiado para seduzir o aprendiz deslumbrado com promessas de "pílulas mágicas".

Uma mentoria pode ser uma excelente porta de entrada, mas a escalada não será fácil; ela será marcada por tropeços e desafios. Um bom guia te ajuda a se reerguer, cada vez mais rápido.

No meu método, Empreender com C.A.L.M.A., não prometo uma transformação instantânea. 

Também não sou, nem quero ser, guru de ninguém. Ofereço uma jornada de aprendizado, crescimento e autodescoberta. Juntas, vamos enfrentar os desafios, celebrar suas  conquistas, em um ambiente onde aprendemos diariamente uns com os outros.

Não deixe que os outros contem a sua história. Resgate a sua história, do seu jeito, com o seu tempero.

Meu convite para você

Caso você tenha interesse em receber meus conselhos personalizados, marque a opção SIM abaixo:

Você está pronta para abraçar a jornada com entusiasmo, perseverança e aprendizado?

Login or Subscribe to participate in polls.

Somente quem marcar "sim" receberá uma nova sequência exclusiva de email em que vou compartilhar novos conselhos para transformar seu pensamento e impulsionar seu negócio.

Estou animada para embarcar nessa jornada ao seu lado!

Com amor, 

Déa Felicio

Por Dentro do meu 🧠

🤓 O que estou estudando: O curso Escritor Milionário do meu mentor Henrique Carvalho

🎥 O que estou assistindo: Entrevista com Jonathan Haidt para o The Daily Show sobre o incrível livro dele: The Anxious Generation. Se você é mãe ou pai de adolescente, clique agora para ver (só achei a entrevista em inglês). Vale cada minuto do seu tempo. Estou participando do Movimento Desconecta para banir celulares das escolas e acho uma pauta essencial para a nossa sociedade.

🎵 O que estou ouvindo: Nuvole Bianche - Ludovico Einaudi. Adoro ouvir as músicas dele enquanto escrevo.

📕 O que estou lendo: The Anxious Generation - Jonathan Haidt. Infelizmente só encontrei esse livro em inglês.

Seu feedback é muito importante para mim!!!

Como você avalia a edição da newsletter hoje?

Sua opinião é essencial para melhorá-la.

Login or Subscribe to participate in polls.

👁️ Laboratório do Ser #027 - próxima segunda 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @eudeafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

Indicações de Newsletters

Quero te indicar três Newsletters que tem um conteúdo que gosto e acredito que possam te interessar.

A Newsletter do meu mentor Henrique Carvalho. HC escreve sobre Mentalidade, Marketing e Maestria. Óbvio que depois de você ler minha Newsletter de hoje você não vai deixar de se inscrever, né? Clique aqui.

A Fabi Ormerod é uma das mulheres mais coerentes e inteligentes que eu conheço. Muito do que vocês vêem por aqui, ela que me ensinou. Ela mora na Nova Zelândia e está atualmente tirando o PHD dela em Mental Health. Além de ser uma cientista incrível, a Fabi é uma 🧙🏻‍♀️ bruxinha do bem. Já marca um atendimento astrológico com ela! Prometo que você não vai se arrepender. Inscreva-se na Newsletter Bruxa Cientista aqui!

O Gus é meu colega de mentoria e ele escreve sobre construção de hábitos para termos resultados fora da curva. Você pode assinar clicando aqui.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.