O Guia Definitivo para Sair do Caos

Laboratório do Ser - Edição #016

Nas últimas semanas me vi imersa no CAOS das milhares de caixas da minha mudança.

Minha vida semana passada em uma imagem: CAOS

Fiquei pensando que seria útil compartilhar com vocês uma reflexão sobre COMO sair do CAOS.

Vamos começar então pela definição de Caos no dicionário?

Na Origem de Tudo Havia o Caos

Na mitologia grega, Caos é considerado o primeiro dos deuses primordiais, surgindo antes mesmo do próprio Universo. Caos é a mais antiga forma de consciência divina, uma entidade que representa o vazio inicial do qual tudo emergiu.

Seu nome deriva do grego antigo kháos (χάος), que significa "abismo", "vazio" ou "imensidão do espaço", referindo-se a este espaço vazio primordial.

O poeta romano Ovídio foi o primeiro a atribuir a noção de desordem e confusão à divindade Caos. Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Todavia, Caos seria para os gregos o contrário de Eros. Tanto Caos como seus irmãos são forças geradoras do Universo. Caos parece ser uma força catabólica,que gera por meio da cisão, assim como os organismos mais primitivos estudados pela biologia, enquanto Eros é uma força de junção e união.

Caos é, então, uma força antiga e obscura que manifesta a vida por meio da separação dos elementos e seu significadoé atribuído a "corte", "rachadura" ou "separação". Ele parece ser um deus andrógino, trazendo em si tanto o maculino quanto o feminino.

Ao atribuirmos a Caos a noção de desordem e a Eros o símbolo da união e harmonia, mergulhamos na dualidade essencial de tudo aqui na Terra, onde o caos nos convida à transformação.

O Guia Definitivo para Sair do Caos

Para entender como sair do Caos, vamos usar a analogia de um negócio.

Quando você entra em um mercado novo, você começa invisível. Quando eu entrei na área de constelação familiar eu era INVISÍVEL. Nunca tinha trabalhado com isso. 

Quem é invisível fica sozinho.

A pessoa que está nesse estágio (que vem bem antes do Caos, calma que já chego lá) não está vendo as coisas fluírem, não está vendo o dinheiro entrar, não tem com quem falar e principalmente, não sabe o que fazer.

O INVISÍVEL quer ser VISTO!

Para você deixar de ser invisível você precisa SERVIR. Você precisa, através do seu SERVIR, ser útil para alguém. Precisa gerar resultado.

Uma expert boa gera resultados.

Uma professoar boa gera resultados.

Uma terapeuta boa gera resultados.

Uma cabelereira boa gera resultados.

Uma nutricionista boa gera resultados.

Pode passar o batom vermelho que for e usar o blazer verde limão mais "cheguei"…se você não gerar resultados não há blazer que te salve.

Então pronto, você começa a EMERGIR através do seu SERVIR.

No caso das redes sociais, você começa a criar conteúdo. Foi exatamente isso que eu fiz.

Acontece que quando você começa a EMERGIR….vem o MEDO.

E se me criticarem? E se não comprarem de mim? O que minha família vai achar?

Quero saber: você passou já por essa fase ou ainda está paralisada nela? Me conta respondendo a este email!

A chave para sair do EMERGIR e subir de nível está no INVESTIR.

Você começa a investir…contrata alguém pra te ajudar, investe em você, em conhecimento, mas principalmente em mentores que já trilharam o caminho que você quer trilhar.

Só que geralmente chega uma etapa em que você começa a crescer e você entra na fase do CAOS. Começa a atender seus clientes e ao mesmo tempo produz conteúdo.

O CAOS não gera muito dinheiro. Gera adrenalina e aprendizado. Mas não gera resultado financeiro. Você termina frustrada.

O CAOS só deixa de existir com a ORGANIZAÇÃO e essa é uma habilidade que você tem que aprender. 

Nessa hora do CAOS você precisa começar a pensar em PROCESSOS. Você vai precisar criar regras para tirar as coisas (se sua vida) do caos.

Quando você organiza tudo, você tem ESTABILIDADE.

Só que ESTABILIDADE dá tédio. Principalmente para nós mulheres que somos multipotenciais. Então você começa a criar problemas para voltar para o caos, para a adrenalina.

E isso também vale para a sua vida amorosa. Você está casada há 20 anos e começa a achar que tem “algo faltando”. Inconscientemente você quer voltar para a fase do CAOS e da adrenalina, quando você não tinha certeza se o boy gostava de você.

Se você não aceitar a ESTABILIDADE e não tiver constância, não alcança os seus objetivos

Agora, se você pega uma coisa que está entediante e faz pequenos ajustes, você chega na ABUNDÂNCIA. 

Me conta em qual fase você está?

A felicidade de quem tem um closet todo organizado!!! Até que enfim!

Você só alcança o sucesso se você sai do CAOS. Eu acredito que isso começa com um resgate profundo da nossa ciclicidade e de um jeito mais feminino de estar na vida. (Obs: Homens que me leem, eu falo para mulheres, mas essas etapas também valem para o negócio de vocês).

Para isso, você tem que desfazer as lealdades sistêmicas às mulheres fortonas do seu sistema familiar.

Me conta aqui:

  • Quem você honra quando permanece no Caos?

  • Quem você honra quando não tem coragem para mudar?

  • Quem você honra com a sua bagunça, a sua desordem, a sua procrastinação?

  • Quem você honra quando não tira os seus sonhos do papel? Alguma mulher do seu sistema que não pôde sonhar?

Uma Nova Era está chegando, onde será possível fazer parte de um Novo Feminino, que conquista o que quer de forma leve.

A Nova Era

Eu sei como é olhar para o espelho e ver uma mulher exausta, que só deseja um pouco de paz.

Volta e meio caio de novo nesse mesmo buraco, de achar que tenho que ser produtiva o tempo todo. Essa é a nossa referência.

Não importa o quanto você se esforce, você vai continuar se achando insuficiente enquanto seguir um modelo de "sucesso" que foi construído pelo masculino.

Sejamos sinceras: nossas referências foram todas baseadas nos homens. A nossa noção de tempo - o calendário gregoriano - foi construído por homens. Nossa noção de produtividade foi baseada em conceitos masculinos.

Temos muito pouco tempo no mercado de trabalho e ainda somos a minoria em grandes cargos de liderança. Sendo assim, não temos referências sobre o sucesso feminino e acabamos seguindo as referências disponíveis, que são, em sua grande maioria, baseadas nos sonhos masculinos. Falei disso na Edição #014 da News.

No íncio da Blossom, minha mentoria de negócios para mulheres, eu entrego um checklist de tarefas no Trello que as minhas mentorandas devem completar a cada quinze dias. Percebi que toda vez que eu começava a falar: você tem que postar três vezes por semana no feed, você tem que fazer stories para engajar a sua audiência e aumentar o nível de consciência da sua persona...era um prato cheio para que as minhas mentorandas começassem a se sabotar.

Perdi as contas de quantas vezes ouvi:

  • “É muita coisa, eu não consigo."

  • "Como eu vou fazer tudo isso?"

  • "Eu não tenho tempo"

  • "Com quem vou deixar meu filho?"

  • “Minha agenda já está cheia demais, dá para fazer só metade?”

  • "O que minha família vai achar?"

  • "E se me criticarem?"

Se você trabalha com mulheres, o seu papel, assim como o meu, é mostrar para essa mulher: VOCÊ É CAPAZ!!!

Só que não adianta você falar para essa mulher: ISSO É MIMIMI, ADOLESCENTE FAZ O QUE QUER, ADULTO FAZ O QUE PRECISA, TRABALHE ENQUANTO ELES DORMEM.

Esse é o modelo masculino, que leva à exaustão.

Se você diz isso, você desmotiva essa mulher. Essas não são apenas DESCULPAS, essas crenças são fruto de uma CONSTRUÇÃO, que precisamos desconstruir para que elas tenham resultado.

Caso contrário, você não consegue chegar até essa mulher com a informação técnica que você precisa. Ela trava.

Quando eu comecei a estudar a história da mulher através dos tempos, percebi que me tornei uma mentora melhor, porque passei a gerar mais resultados.

Então, se você trabalha com mulheres - seja como doula, no campo da maternidade, no fortalecimento da autoestima de mulheres que foram vítimas de abuso, na psicologia focada no público feminino, no apoio à amamentação, na questão do sono infantil, ou se é mentora de negócios ou relacionamentos para mulheres - é essencial aprofundar-se no universo das crenças femininas, explorar a história da mulher através dos tempos e compreender os conhecimentos ancestrais femininos. Essa imersão vai te destacar, porque é ela que vai permitir que você transforme verdadeiramente a vida de suas clientes.

O Tempo de Guerra Acabou

Hoje estou aqui pra te dizer: você não precisa mais se sacrificar dessa forma. Não tem nada de errado com você!

Você não precisa mais se esgotar tentando alcançar padrões irreais. Chegou a hora de mudar esse ciclo, de dar um basta na exaustão e abraçar uma vida mais leve.

Sinto a força que corre em nossas veias, a determinação de fazer diferente, de criar um novo caminho. Um caminho onde o autocuidado é prioridade, onde a leveza e a intuição guiam nossos passos. Onde nosso resultados são fruto da nossa ciclicidade.

Não é fácil desfazer séculos de condicionamento, mas é possível.

Estamos prontas para honrar nossa ancestralidade, aprendendo com suas lutas, mas também nos libertando de suas amarras. Estamos prontas para sermos as autoras de nossa própria história.

Somos o sonho das nossas antepassadas.

Eu falo para mulheres que querem quebrar o ciclo e enriquecer trabalhando com o que amam, mesmo que elas não tenham referências de outras mulheres que tenham prosperado no sistema familiar, mesmo que todas as antepassadas não puderam ter voz. Eu falo com mulheres que estão prontas para colocar a voz no mundo e quebrar o ciclo do esgotamento.

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da TRAVESSIA: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa

No dia 08/03, no Dia Internacional da Mulher, vamos juntas mapear:

  1. As suas crenças de não merecimento e desamparo para desenvolver o seu autoamor.

  2. O seu pavor das incertezas naturais da vida para fortalecer a sua fé.

  3. O seu perfeccionismo e busca idealizada pelo momento perfeito para reconhecer a sua humanidade.

  4. O seu medo de falhar

  5. A sua fuga da dor - sim, crescer dói, mas é o que vai fazer você chegar na leveza. Não se engane, há um profundo resgate a ser feito.

A Travessia é uma iniciativa gratuita de resgate do seu feminino e do seu MERECIMENTO. 

Uma Nova Era está chegando.

👆🏼Clique no link em azul para participar do grupo exclusivo onde enviaremos todos os detalhes.

Te espero do outro lado.

📚 Conheça Meus Treinamentos

🌸 Mentoria Blossom: Faça o seu negócio florescer em apenas 6 meses. Receba meu direcionamento personalizado para se destacar no empreendedorismo feminino.

💃🏻 Certificação Profissional Mulheres Cíclicas: Onde você adquire conhecimento e repertório sobre o universo feminino para se destacar, junto com um guia prático para transformar os seus atendimentos em um negócio lucrativo.

🎒 Curso Online A Trilha - Baseado no meu livro Travessia. Descubra os seus dons e talentos e pare de se autossabotar!

👁️ Laboratório do Ser #017 - próximo domingo 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @deafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.