Você Só É Capaz de Criar o Que Consegue Sonhar

Laboratório do Ser - Edição #011

Um pesadelo

31/12/2023. Acordei assustada às 5h da manhã. Os passarinhos cantavam alto na janela do quarto.

Meu despertar foi abrupto, vindo de um pesadelo vívido que teimava em persistir na minha memória. No sonho, eu lutava para chegar à casa da minha prima Camila em um elevador de aparência futurista, um labirinto moderno com reconhecimento facial. Cada andar parecia uma batalha, e a senha, que eu não tinha, era a chave para avançar.

Fiquei presa dentro do elevador que subia, subia, subia…

O guarda do prédio, uma figura austera e enigmática, chamou pelo interfone, sua voz ecoando pelas paredes metálicas do elevador. Suas palavras, frias como o aço que me envolvia, reverberaram na minha mente, instilando um sentimento de impotência.

"Sem a senha, você não chega a lugar algum".

"Vai ter que ligar para a sua prima", sugeriu o guarda com o tom austero de quem precisa cumprir suas funções.

Eu, por minha vez, já tentava desesperadamente ligar para minha prima, mas o celular permanecia em silêncio do outro lado da linha.

Frustrada e presa em um dilema surreal, a tensão aumentava.

O guarda insistiu: "Você precisa da senha. É a chave para seguir em frente, para transcender esses andares que te aprisionam."

 "Como posso obter a senha?", indaguei, buscando respostas em um labirinto que parecia existir apenas na fronteira entre a realidade e o sonho.

A resposta do guarda, em tom enigmático, ecoou como um sussurro na minha mente inquieta. "Às vezes, a senha está dentro de nós mesmos, esperando ser descoberta." 

As palavras dele pairaram no ar, como se a solução para o enigma residisse não apenas nos códigos digitais, mas nas profundezas da minha própria compreensão.

O sonho, em sua complexidade surreal, continuava a se desdobrar. O elevador, com sua prisão de possibilidades, aguardava minha decisão.

Recordei uma passagem marcante de Alice no País das Maravilhas. - Não sonhei com a cena, apenas a lembrança brotou em minha mente, estranhamente lúcida mesmo em meio ao devaneio - .

Assim como Alice, questionei minha rota, sem uma clara direção a seguir. "Gato Cheshire... pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?", lembrei-me da personagem questionando o enigmático felino. A resposta, vinda do Gato, ressoou no vácuo do meu inconsciente: "Isso depende muito do lugar para onde você quer ir. Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve."

O eco metálico novamente preencheu a cabine apertada:

"Vai ter que ligar para a sua prima."

Enquanto eu tentava, sem sucesso, contato com ela, a interação entre o sonho e a realidade se entrelaçava, formando um tecido de significados entrecruzados.

Meu telefone tocou, um som que cortou a atmosfera angustiante da cabine do elevador. Respirei fundo, aliviada, achando que fosse a minha prima.

Quando atendi, contudo, a narrativa tomou contornos mais sombrios.

A voz da minha mãe emergiu do outro lado da linha, um eco trêmulo carregado de emoção e sofrimento. "Andrea, tenho notícias ruins", ela sussurrou, como se as palavras fossem pesadas demais para serem proferidas em voz alta. As notícias ruins, como uma nuvem escura, pairavam no ar, prestes a despejar sua carga sobre mim.

Minha resposta, cheia de urgência e impaciência, refletia a tensão do momento, e eu, imersa no pesadelo, mal percebia a carga emocional que minha mãe carregava.

"Estou no meio de uma emergência. Não posso falar agora", retruquei, mal percebendo o silêncio da minha mãe do outro lado da linha. Ela aceitou a minha grosseria sem protestar. Desliguei apressadamente dizendo: “Já te ligo".

Desembarcando do elevador, entrei em um labirinto de escadas, um caminho que se desdobrava diante de mim. As notícias ruins, ainda suspensas no ar, tornavam cada degrau uma jornada rumo ao desconhecido. O cenário, antes limitado à opressão do elevador, agora se estendia em uma ascensão tortuosa.

Finalmente, minha prima Camila atendeu o celular e abri a porta do seu apartamento com “A SENHA”. Deparei-me com a Camila e sua mãe, minha tia Maria Inês, que aguardavam minha revelação.

Sem delongas, expressei o que parecia ser o desfecho trágico das notícias. "Já sei qual é a notícia ruim da minha mãe. O tio Cláudio morreu", proferi, sentindo o peso da morte apertar meu peito. Uma sensação agridoce de aceitação misturava-se às emoções, pois a doença prolongada do tio Cláudio tornara sua partida quase previsível.

Olhando para a tela da televisão, uma notícia interrompeu a narrativa planejada da morte previsível.

"HOMENAGEM AO EMBAIXADOR JOSÉ EDUARDO FELÍCIO", anunciava o noticiário, desviando abruptamente o foco da minha atenção. O impacto da descoberta seguinte foi como um soco no estômago: o falecimento não era do tio Cláudio, mas do meu pai.

Um grito visceral, um "Meu pai, não, meu pai!", escapou de mim como um grunhido primal, ecoando do âmago da minha alma. A dor dilacerante rasgava o silêncio do sonho, e a realidade da morte inesperada provocava um turbilhão de emoções que reverberavam para além dos limites do pesadelo.

Uma epifania me atingiu como uma lança: "Como sou tola. Meu pai morreu e eu estava angustiada por estar presa em um elevador.”

Acordei com o coração disparado, soluçando, o meu travesseiro encharcado de lágrimas.

O sonho surgiu no encerramento de um ciclo, marcando o final de 2023. Seria ele um prenúncio do que está por vir? Afinal, meu pai enfrenta um câncer de bexiga desde 2021.

nervous spongebob squarepants GIF

Alô Fabi Ormerod - já estou com medo da sua interpretação desse sonho 😬.

Inclusive a Fabi tem um Workshop sobre os sonhos que fiz e recomendo Podem clicar no nome dela e segui-la.

Ao refletir sobre esse pesadelo medonho, percebo que, assim como no mundo onírico, na vida real também enfrentamos obstáculos imprevisíveis e desafios inesperados.

A perda repentina do meu pai no sonho, contrastada com a preocupação inicial sobre questões triviais, destaca a importância de direcionar a atenção para o que realmente importa: a complexidade das relações familiares, a vulnerabilidade da vida e a necessidade de repensar as prioridades.

Ao traçarmos nossos objetivos e estabelecermos metas, proporcionamos um guia para nossa jornada, dando significado e direção ao nosso caminho.

No seu livro Em Busca de Sentido, Viktor Frankl, um neuropsiquiatra austríaco que foi deportado a um campo de concentração diz:

“Tudo pode ser tomado do homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – a escolha da atitude pessoal diante de um conjunto de circunstâncias – para decidir seu próprio caminho”.

Viktor Frankl

Assim como a urgência e imprevisibilidade do pesadelo contrastavam com a necessidade de encontrar o caminho certo, a vida cotidiana nos apresenta situações onde ter metas claras se torna uma bússola valiosa.

O encerramento de um ciclo e a presença do câncer na vida de meu pai funcionam como lembretes de que o tempo é nosso bem mais precioso.

Estabelecer sonhos e metas não apenas nos fornece um propósito tangível, mas também nos impulsiona a viver cada dia com significado e determinação.

Assim como no desenrolar de um sonho, a vida é repleta de surpresas, mas quando traçamos nossos objetivos, estamos mais bem equipados para enfrentar as reviravoltas com resiliência e propósito.

Sonhos e Metas: O Caminho para uma Vida com Significado

Eu sei que pensar em sonhos e metas é difícil para muita gente. Eu vejo isso. Também não é natural para mim. A questão é que o nosso tempo é finito. É tudo uma questão de escolha e prioridade de como vamos gastar o tempo de um dia, de uma semana.

  1. A Matemática do Tempo

Eu tive câncer de mama e com isso aprendi que o tempo é o nosso bem mais precioso (até porque quando eu recebi o diagnóstico eu não sabia quanto tempo restava. Contei os detalhes na Edição #002 da Newsletter.

Diferente dos homens, o tempo para a mulher é mais valioso. A vida de uma mulher muda significativamente com a idade.

  • Não nos sentimos mais atraentes da mesma forma

  • Nosso relógio biológico encerra mais cedo, impossibilitando de ter filhos, por exemplo

  • Após termos filhos, o dinheiro por si só não é é tão recompensador quanto a presença.

Eu não acredito que uma vida bem sucedida e feliz exista sem gestão de tempo. E a maioria das mulheres não o tem. Em 2023, eu investi pesado em simplificar a vida e com isso realizei mais coisas:

  • Escrevi e lancei um livro

  • Comecei um programa semanal na Rádio Vibe Mundial

  • Dei mentoria de negócios e cursos sobre feminino e ciclicidade

  • Organizei vários eventos da Editora Saberes Sistêmicos, da qual sou sócia

  • Me exercitei mais

  • Me alimentei melhor

  • Estudei mais

  • Fui mentorada por pessoas incríveis (Henrique Carvalho, Marcus Dutra, Mycaela Borges)

  • E sim, ganhei mais dinheiro, mas o que mais ganhei foi tempo, porque aprendi a PRIORIZAR

Entender que o tempo é um recurso finito é o primeiro passo para realizar sonhos. Cada escolha implica em abrir mão de outras possibilidades.

É matemática.

Por exemplo, você quer alugar uma casa na praia para passar o Reveillon e proporcionar experiências em família para os seus filhos. O próximo passo é planejar: Quanto isso custa? Onde vai alugar? Quantos dias? Quantos quartos?

Todo sonho custa: tempo, dinheiro, energia. Planejamento exige e por isso priorizar importa. Priorizar significa diminuir uma coisa para abrir espaço para outra, e essa matemática do tempo é essencial para alcançar o equilíbrio desejado.

Quanto tempo você está disposta a dedicar ao planejamento de suas férias? Como equilibrar essa escolha com outras demandas em sua vida?

2. A Diferença entre Desejo e Meta

Diferenciar desejos de metas é o segundo passo crucial.

No meu grupo de amigas Cabeçudas do Digital - nos demos esse nome porque somos 5 amigas que adoram pensar, refletir, ler, estudar, filosofar - somos adeptas do método socrático. Fazemos muitas perguntas difíceis para nós mesmas. Estas perguntas nem são sempre confortáveis. Às vezes elas vêm recheadas de verdades misturadas com compaixão, e por isso elas sempre nos levam além.

Eis que uma das Cabeçudas escreveu que desejava viajar pelo Brasil e dar palestras. Ela quer se tornar referência na área dela.

Desejar viajar pelo Brasil e dar palestras em escolas é um DESEJO; transformar isso em metas mensuráveis é o que tornará esse sonho realizável.

Nossa cabeçuda mais planejadora (Ekaterine) logo veio com suas perguntas certeiras:

Quantos países? Quais? Com quem? Quantas palestras? Onde?

O que é ser referência? Como você vai ser reconhecida como referência?

Quanto custa esse sonho? Como você quer ganhar dinheiro se você não sabe quanto o sonho custa?

Metas são mais do que aspirações; são objetivos claros e mensuráveis que orientam a ação e toda meta deve ser SMART.

S - Specific (Específica)

M - Mensurável

A - Atingível

R - Relevante

T - Temporal - você deve fixar uma data em que vai atingir esta meta.

Vou deixar o link do último programa do Laboratório do Ser no meu canal do Youtube para você se aprofundar na criação das suas metas SMART.

3. Dinheiro Paga Dinheiro, Tempo Paga Tempo

Planejar estrategicamente envolve compreender que cada sonho tem um custo, seja em termos de tempo, dinheiro ou energia. Se o objetivo é escrever um livro, é crucial saber quanto tempo diário pode ser dedicado a essa tarefa. Além disso, entender o custo financeiro, os recursos necessários e até mesmo os possíveis obstáculos ajuda a criar um plano realista. Dinheiro paga dinheiro, tempo paga tempo; compreender essas trocas é fundamental.

Quanto tempo você está disposta a dedicar diariamente à escrita do seu livro?

Você sabe o que precisa fazer, desde o zero?

Quanto dinheiro custa para publicá-lo? Vai ser uma publicação independente ou através de uma Editora? Se for buscar uma Editora, quais são os passos para que eles aceitem publicar a sua obra? Qual o modelo de negócio e contrato com autores?

4. Visualizando o Estado Desejado: Priorizando o SENTIR

O quarto ponto aborda o poder da visualização. Para que você quer lançar um livro? Qual é o estado desejado? Sentir-se reconhecida, vista, em paz, feliz?

Vamos desenhar juntas o seu EU DO FUTURO.

Como funciona isso?

Pegue um papel e canetas ou lápis de cor. Quero que você represente a sua vida quando o seu negócio já estiver prosperando, quando o seu livro estiver lançado, quando você estiver rodando pelo Brasil dando palestras, quando você estiver vivendo um relacionamento amoroso saudável… quando você conquistar aquele seu sonho que você tanto quer alcançar.

Desenhe na sua folha:

Como seria esse dia?

O que você está fazendo, com quem você estaria?

Em quais ambientes você está? Sinta os cheiros, pense nas cores, mas principalmente desenhe e escreva: Como você se SENTE?

Eu me projetava trabalhando de casa, com um escritório lindo onde eu pudesse gravar meus vídeos, com minha cachorrinha do lado, recebendo as crianças em casa quando elas chegam da escola e sendo dona da minha própria agenda. Também imaginei meu livro sendo lançado e todos os depoimentos das minhas alunas e clientes que viram algum sentido naquilo que eu escrevi. Encontrava sentido em minha vida ajudando outras pessoas a encontrarem sentido nas suas.

A minha Eu do Futuro era realizada profissionalmente, feliz, presente e teria muito tempo para si, seus relacionamentos e para o seu sentir. A minha eu do futuro tinha uma vida com significado e uma aceitação profunda da vida em si.

Ainda me imagino morando em uma casa, rodeada pela natureza e não em um apartamento. Gostaria de morar perto do mar e caminhar todos os dias descalça na areia. Ainda tenho muitos sonhos que quero viver…

Esse exercício ajuda a identificar metas alinhadas aos sentimentos desejados, por isso ele é tão importante!

5. Comece com um Fim em Mente

O quinto ponto, inspirado no segundo hábito de "Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes", é: comece com um fim em mente.

Ryan Holiday e Stephen Hanselman escreveram no seu livro best-seller Diário Estoico:

“Ter um objetivo em mente não é garantia de que você vá alcançá-lo, mas não ter um objetivo é uma garantida de que você não o alcançará. Quando os seus esforços não são dirigidos para uma causa ou um objetivo, como você saberá o que fazer dia após dia? Como saberá quando já obteve o suficiente quando alcançou a sua meta, quando se desviou dela, se nunca definiu essas coisas?

A resposta é: você não pode. E assim é impelido para o fracasso - ou pior, para a loucura decorrente da anarquia de não se ter uma direção.”

Como você define um objetivo claro para seus esforços diários? De que maneira a falta de um objetivo específico pode impactar sua jornada?

  1. Respeite a sua CICLICIDADE

Se você é mulher, tem mais um ponto que acho importante abordar. Nossos conceitos de produtividade foram todos baseados em padrões masculinos e nós somos cíclicas.

Nós mulheres costumamos ter uma relação muito distorcida com o tempo. Achamos que vamos conseguir dar conta de tudo, porque crescemos ouvindo isso, e acabamos acumulando tarefas demais. Por isso as mulheres estão sempre se sentindo esgotadas e extremamente solitárias.

Temos que pensar nas férias escolares, no lazer dos adultos, em datas e eventos importantes, na rotina da família, da casa e do trabalho. Terminamos exaustas. 

É irreal acharmos que vamos conseguir produzir da mesma forma e na mesma intensidade os 365 dias do ano. Aprender sobre a minha ciclicidade revolucionou a minha forma de empreender.

Quer aprender a sua ciclicidade a seu favor para realizar todos os seus sonhos, usando uma abordagem exclusivamente feminina?

Vou deixar o link de uma aula gratuita onde ensino como mapear a sua Mandala Lunar, para você começar hoje a realizar os seus objetivos de vida.

Estratégia de ouro

Chegou ao final dessa Newsletter e ainda acha que criar metas é difícil?

Experimente usar a Inteligência Artificial para te ajudar! Entre no chatgpt e escreva o seu sonho.

Por exemplo, quer escrever o seu livro? Joga para o chatgpt te dar metas e prazos e veja se é possível. Coloque o contexto: sou mãe de dois, tenho x horas disponíveis. Quanto preciso escrever por dia?

Tenho usado cada vez mais a Inteligência Artificial para facilitar meu negócio e ganhar TEMPO. Quando você aprende a gerir seu tempo, principalmente se você é mãe como eu ou tem a agenda cheia e pouco tempo para produzir conteúdo, é uma mão na roda. Tenho aprendido muito com o Alan Nicolas, deixo aqui a última NEWS dele para você ler.

Em breve novidades sobre isso 👀.

Você Só É Capaz de Criar o Que Consegue Sonhar

Estabelecer sonhos e metas não apenas nos fornece um propósito tangível, mas também nos impulsiona a viver cada dia com significado e determinação. Assim como no desenrolar do meu pesadelo, a vida é repleta de surpresas, mas quando traçamos nossos objetivos, estamos mais bem equipados para enfrentar as reviravoltas com resiliência e propósito.

Lembre-se, cada pessoa é única, e o que realmente importa é priorizar aquilo que verdadeiramente faz sentido para você. Afinal, alcançar sonhos vai além do resultado final; é sobre a jornada que transforma vidas.

Tudo começa com um sonho!

Eu quero te guiar na jornada de construção dessa nova realidade. Se você está comprometida com seus sonhos e quer fazer de 2024 o seu ano, estou retomando as mentorias individuais. Pode me chamar por aqui ou no Direct.

Além disso, preparei um evento presencial, dia 21.01 em São Paulo, chamado “O Florescer do Feminino" para você que quer resgatar a sua criatividade, recuperar a autoestima e honrar a ancestralidade e o papel do feminino.

Na próxima edição #012

Ainda não decidi qual será o tema da próxima edição.

  1. Dentro da categoria "mentalidade", penso escrever sobre Sorte de principiante: isso existe? (viés de associação)

  2. Dentro da categoria "marketing", penso em escrever sobre Como transformei meus posts do Instagram em um livro

  3. Também pensei em escrever sobre os segredos dos grupos altamente eficazes. Li nas férias o Livro The Culture Code - em português “Equipes Brilhantes” e me impactou demais!

Ajude-me a decidir qual tema devo escrever.


Escolha o tema (1) ou (2) ou (3) ou sugira outro tema do seu interesse respondendo a este email.

Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback por email ou no meu direct do Instagram.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.