Como Se Tornar Uma Pessoa Interessante

Laboratório do Ser - Edição #015

Meu Carnaval 2024 🎉

Escrevo em meio a milhares de caixas, dando início à minha mudança para a casa dos meus sonhos. Hoje, mergulhei na fase da triagem, decidindo o que irá conosco para a casa nova e o que será doado.

Durante esse processo, deparei-me com a enorme quantidade de livros que eu acumulei ao longo dos anos.

Como eu falei no meu e-mail de boas vindas, eu acredito que a escrita é um superpoder que pode salvar vidas.

São incontáveis os livros que me resgataram de lugares difíceis. A escrita transforma a vida de quem lê e também do próprio escritor.

Livros são chaves que vão entrar na sua cabeça. Mas a maioria não vai dar click. A chave não vai virar.

Só que alguns - talvez um ou dois - terão o poder de te desbloquear. Depois disso, você nunca mais será a mesma.

A Crise da Leitura no Brasil e Os Efeitos na Sociedade do Nosso País

A média mundial de QI é 100, mas a média no Brasil é somente 83, ocupando o 66o lugar no ranking mundial de quociente de inteligência.

É evidente que a situação precária da educação, do saneamento básico e tantos outros aspectos no Brasil são fatores determinantes. No entanto, acredito que essa deficiência também é reflexo da carência de cultura, repertório e hábito de leitura do nosso povo.

Segundo pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, 84% da população adulta no Brasil não comprou NENHUM livro no último ano. Ainda de acordo com o levantamento, 46% dos leitores são de classe média e 57% são mulheres.

Na boa, isso me deixa arrasada.

Esses dados são alarmantes e revelam uma preocupante realidade cultural em nosso país. A ausência de hábito de leitura reflete diretamente na capacidade intelectual e na formação de opinião dos brasileiros.

Além disso, o avanço das redes sociais tem contribuído para a disseminação de informações superficiais e muitas vezes falsas, dificultando ainda mais o desenvolvimento do senso crítico e a capacidade de interpretação de um texto.

A leitura é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional. Auxilia você a ter senso crítico e não ser enganado pela massa de mentiras, tipo fake news. Ajuda também a ser um profissional mais qualificado, pois permite que você compreenda melhor o mundo e, consequentemente, a si mesmo.

A Newsletter de hoje foi escrita porque eu não quero me adequar à massa; quero elevá-la. Acredito que você, que está me lendo aqui, compartilha desse desejo (afinal, você é assinante de uma Newsletter e não de reels de dancinha de 30 segundos).

Quer se destacar?

Leia.

Se você ler apenas um livro, você já estará à frente de 84% da população.

Quer ser ouvida?

Tenha repertório. Chega de regurgitar o que todo mundo escreve. Vá se alimentar de ideias originais na fonte.

Uma meta ousada

Estou escrevendo esta Newsletter no dia 09 de fevereiro de 2024. Desde o dia 01/01/2024, já devorei 10 livros e agora estou no décimo primeiro. Minha meta para este ano é ambiciosa: manter a consistência e concluir o ano com a marca de 120 livros lidos.

Para otimizar minha leitura, adotei uma estratégia inesperada: mergulhei nos Audiolivros, anotando tudo o que me chama atenção em meu bloco de notas. Confesso que, inicialmente, achei que não daria certo, pois sou uma pessoa muito visual e pouco auditiva. Porém, fui surpreendida positivamente e hoje sou assinante do aplicativo Audible. 

Descobri que tenho uma habilidade surpreendente para reter informações enquanto as ouço, o que me permite absorver conhecimento enquanto executo outras tarefas. Tem me feito um bem enorme, pois me proporciona o que considero ser nosso bem mais precioso: TEMPO.

Como se tornar uma pessoa interessante

Leio livros de diferentes áreas de atuação, o que me torna uma pessoa interessante em qualquer ambiente. Se alguém começar uma conversa sobre Copy, saberei o que falar. Sobre Desenvolvimento Humano? Também. Marketing e Posicionamento? Tenho uma opinião formada. Sobre inteligência artificial? Tenho estudado horrores sobre isso, é meu novo queridinho.

Alguns dos livros que consumi desde janeiro viraram chaves, integrando a lista dos melhores que já tive o prazer de ler. Outros, mesmo que não tenham me cativado tanto, ainda assim me trouxeram algum aprendizado.

Aqui está a lista de alguns dos melhores livros que já tive o prazer de ler, divididos por categoria.

Inspirada no meu mentor, Henrique Carvalho, vou avaliar os livros que escolhi. Cada livro terá minha avaliação (de 1 a 5 ) e um pequeno motivo de ser escolhido. Os livros destaque de cada categoria receberão também uma medalha de honra 🥇.

💃🏻 Categoria: Mulheres

(1) A Mulher Realizada: Como Otimizar o seu Ciclo Menstrual Para Alcançar Sucesso e Plenitude em Todas as Áreas da Sua Vida

- Miranda Gray ⭐⭐⭐⭐

Um livro escrito para a mulher do século XXI, que quer cultivar o bem-estar, sucesso profissional e a realização de seus objetivos de vida, com uma abordagem exclusivamente feminina. Existe um jeito leve e abundante de empreender e Miranda Gray nos ensina como.

- Naomi Wolf ⭐⭐

Em o Mito da Beleza, publicado em 1991, Naomi trata sobre como os ideais inalcançáveis de beleza, além de prejudicar as mulheres, foram criados para mantê-las longe das instâncias de poder. Não curto muito o viés feminista (sou contra qualquer polarização). Porém, me trouxe reflexões importantes sobre como enxergo o meu corpo e o envelhecimento.

- Cheryl Strayed ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Este livro apresenta uma história fantástica de superação, ensinando valiosas lições sobre o perdão e o amor próprio. Com uma narrativa leve e envolvente, é uma leitura fácil e divertida que nos conduz por uma emocionante jornada de autodescoberta.

- Clarissa Pínkola Estes ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Amo este livro por diversos motivos e uso suas histórias arquetípicas na Certificação Profissional Mulheres Cíclicas. A psicóloga Clarissa Pínkola descreve de forma profunda os medos, os bloqueios e sintomas cada vez mais frequentes entre as mulheres modernas, que estão exaustas com o acúmulo de funções. Não considero uma leitura para iniciantes, mas vale cada página.

- Malala Yousafzai ⭐⭐⭐

Um livro sobre levantar a sua voz e, no meu caso, criar meninas que saibam usá-la.

- Khaled Hosseini ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Uma obra de ficção inesquecível que mergulha na vida de duas mulheres, Mariam e Laila, sob a opressão do regime do Talibã. A escrita é tão poderosa que me fez experimentar um verdadeiro caleidoscópio de emoções. Chorei, refleti e me emocionei profundamente, encontrando-me muitas vezes incapaz de largar o livro até altas horas da noite. As histórias entrelaçadas de Mariam e Laila revelam a resiliência humana diante da adversidade e a capacidade de encontrar esperança mesmo nos momentos mais sombrios. Coloquei o livro na categoria mulheres porque me ensinou sobre a importância e a riqueza de confiar em outra mulher.
 

🧠 Categoria: Mentalidade

- James Clear ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

O melhor livro que já li sobre hábitos e mudança de comportamento. Clear apresenta de forma magistral como nosso hábitos moldam não apenas nosso presente, mas também o nosso futuro. Com uma abordagem repleta de insights, o autor revela como pequenas mudanças podem ter um impacto extraordinário em nossas vidas. Leitura obrigatória para quem busca um crescimento contínuo.

- Daniel Coyle ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Recomendação do Henrique Carvalho e um dos 10 que livros que li em janeiro. O livro me impactou tão profundamente que foi assunto da Edição #013 do Laboratório do Ser. Um livro sobre cultura empresarial, pertencimeto e o poder da vulnerabilidade.

- Ralf Dobelli ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Foi tema da Edição #003 e Edição #012 do Laboratório do Ser. Um guia essencial para entender e evitar os vieses cognitivos que prejudicam nossa tomada de decisão diária. Simplesmente fantástico!

- Cal Newport ⭐⭐⭐⭐

Um manual prático para alcançar a excelência no trabalaho, destacando a importância da concentração e da profunidade em um mundo distraído.

- Tony Robbins. ⭐⭐⭐⭐

Li há muito tempo e continua sendo um clássico que me inspira a buscar o meu potencial máximo.

- Malcom Gladwell ⭐⭐⭐⭐⭐

Uma análise fascinante sobre os fatores ocultos por trás do sucesso extraordinário, explorando o papel do contexto, oportunidade e prática na realização de feitos excepcionais. Com histórias incríveis sobre os Beatles, Bill Gates e outros “gênios”, o livro realmente prendeu minha atenção.

🎯 Categoria: Marketing/Vendas/Posicionamento

(1) Posicionamento: A batalha por sua Mente

- Al Ries e Jack Trout. ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

O melhor livro que já li sobre posicionamento. Quem quer vender para todo mundo, não vende nada para ninguém. Esse livro é uma verdadeira pérola, que me ensinou como ser vista e ouvida em um mercado super competitivo.

(2) Spin Selling: Alcançando Excelência em Vendas

- Neil Rackham ⭐⭐⭐

O melhor livro que li sobre como vender produtos e serviços high ticket.

- Seth Godin ⭐⭐

Esse livro vai mudar as perguntas que você faz, as coisas que você percebe e, acima de tudo, o trabalho que você pode fazer. Seu trabalho é importante. Faça barulho.

📙 Categoria: Narrativa

(1) Story Brand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes para a Sua Marca

- Donald Miller ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Muito mais do que um simples livro de Branding - "Story Brand” é um guia prático para transformar completamente a sua marca por meio do poder das narrativas. Miller nos conduz por uma jornada reveladora, na qual aprendemos que o verdadeiro herói da história é o cliente e que nossa marca deve assumir o papel do guia que o auxilia a superar seus desafios.

- Blake Snyder. ⭐⭐⭐

Mais uma recomendação do Henrique Carvalho. Este livro é um guia prático sobre como escrever um filme, página por página. Mas, mesmo que você não queira escrever um roteiro para o Spielberg, use a mesma metodologia para contar boas histórias.

🧘🏻‍♀️ Categoria: Autoconhecimento/Espiritualidade

- Anita Moorjani. ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Um dos meus livros favoritos de todos os tempos. Uma narrativa inspiradora que me levou por uma jornada de transformação pessoal e espiritual, explorando os limites da vida e da morte. Assim como eu, Anita enfrentou o câncer e se curou, e é por isso que o livro teve um impacto tão profundo em mim.

- Joan Garriga ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Um guia inspirador sobre como reconciliar-se com os pais e encontrar seu próprio lugar no mundo. Este é um dos meus livros favoritos sobre constelação familiar. O livro é fininho e você não dá nada por ele, mas é profundamente transformador.

- Joan Garriga ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Uma obra que nos convida a aceitar e abraçar a vida em sua totalidade. Lindo, simples, profundo.

- Brené Brown ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Já apareceu na Edição#001 e Edição#014 do Laboratório do ser. Uma obra inspiraradora sobre a importância da vulnerabilidade e da autenticidade em nossas vidas. Um livro essencial para quem quer aprender a se amar.

(5) Em Busca de Sentido: Um Psicólogo no Campo de Concentração

- Viktor Frankl ⭐⭐⭐⭐⭐

Um relato comovente e profundo sobre a experiência de Viktor nos campos de concentração, explorando a busca por significado em meio ao sofrimento. Sua frase famosa me causa arrepios: Aquele que tem um forte "porque” para viver, enfrenta qualquer “como".

- Eckhart Tolle ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Este livro tem um significado especial na minha vida: por causa dele me tornei aluna do Eckhart na School of Awakening. Um guia revolucionário para viver no momento presente, que transformou minha maneira de perceber o tempo e minha própria existência.

- Louise Hay ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Este livro foi meu companheiro fiel durante todo o meu tratamento de quimioterapia. Posso afirmar com convicção que parte da minha cura se deve aos valiosos ensinamentos que encontrei em suas páginas. Um livro sobre autoamor e cura.

- Ryan Holiday ⭐⭐⭐⭐⭐

Um olhar perspicaz sobre os perigos do ego humano e como superá-lo para alcançar o verdadeiro sucesso e realização. Me ensinou a deixar de ser “Maria Vai Com As Outras".

- Andrea Felicio. ⭐⭐⭐⭐⭐ (vou me dar 5 estrelas porque eu me amo, aprendi com a Louise Hay)

Meu livro é sobre propósito e como se conectar com o seu. Ele contém ferramentas práticas para te ajudar a encontrar os seus dons e talentos, parar de se autossabotar e caminhar em direção aos seus objetivos. O caminho se faz caminhando. Assuma o seu!


📚 Categoria: Diversos 

- Carla Madeira. ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

Confesso que no começo achei o livro muito forte, cru, difícil de digerir. Terminei aos prantos. Sua narrativa envolvente nos conduz a um lugar novo, além do certo e do errado, onde aprendemos que a vida é como ela é. Achei sublime.

- Bessel Van der Kolk ⭐⭐⭐⭐⭐

Estou atualmente cursando uma pós em Trauma com Bessel Van der Kolk. Um livro sobre trauma, seus efeitos no corpo, e a cura.

- Dr. Gabor Maté ⭐⭐⭐⭐⭐

Comecei 2024 realizando dois sonhos: me mudar para uma casa e fazer um curso com Dr. Gabor Maté (será em abril). Um livro impactante, também sobre trauma e cura.

- Mark Wollynn ⭐⭐⭐⭐⭐🥇

O livro que deu origem à série Uma Nova Mulher é um dos melhores que já li sobre como traumas familiares podem moldar nossas vidas e como podemos interromper esse ciclo de dor.

Dicas práticas para Criar o Hábito da Leitura

  1. Crie um espaço acolhedor para a leitura: Reserve um lugar tranquilo na sua casa para ser o seu cantinho de leitura. Pode ser uma poltrona confortável perto de uma janela ensolarada, uma rede no quintal ou até mesmo um canto aconchegante no sofá com almofadas macias. Personalize o espaço com elementos que te inspirem, como uma estante de livros com suas obras favoritas, uma manta quentinha e uma luminária suave.

  2. Comece pequeno: Sua jornada de leitura deve iniciar com metas acessíveis e gradualmente você pode aumentar o seu desafio. Começar com apenas 5 páginas por dia pode parecer pouco, mas é um ótimo ponto de partida para construir o hábito. À medida que se sentir mais confortável e engajado, aumente o número de páginas aos poucos. Logo, você estará lendo 10, 20 ou até mesmo 50 páginas por dia sem esforço.

  3. Estabeleça um horário regular para a leitura: Reserve um momento específico do dia, seja pela manhã ao acordar, durante o almoço ou antes de dormir, para dedicar aos seus livros (eu particularmente prefiro ler de noite… dá um soninho gostoso). Ter um horário fixo ajuda na criação do hábito.

  4. Escolha livros que despertem seu interesse: Opte por gêneros e temas que você goste para que você se sinta motivado a continuar lendo. Seja ficção, romance, suspense, biografias ou qualquer outro estilo, é essencial que o tema cative a sua atenção!

  5. Experimente Audiolivros! Eu uso o Audible.

  6. Estabeleça metas de leitura: Defina objetivos claros, como o número de livros que deseja ler em um determinado período ou a quantidade de tempo que pretende dedicar à leitura por semana. Estabelecer metas mensuráveis e alcançáveis ajuda a manter o foco e a motivação.

  7. Faça parte de um grupo de leitura ou clube do livro: Acredito muito no poder do grupo. Participar de um clube do livro proporciona a oportunidade de discutir e compartilhar suas impressões sobre os livros com outras pessoas. A interação com o grupo torna a experiência mais enriquecedora e estimulante.

Espero que você possa fortalecer ainda mais o hábito da leitura e desfrutar da riqueza que os livros proporcionam à nossa vida.

Obrigada por me acompanhar no Laboratório do Ser. Conto com você para, juntos, sermos a mudança que queremos ver no mundo.

Com amor ❤️,
Andrea

📚 Conheça Meus Treinamentos

🌸 Mentoria Blossom: Faça o seu negócio florescer em apenas 6 meses. Receba meu direcionamento personalizado para se destacar no empreendedorismo feminino.

💃🏻 Certificação Profissional Mulheres Cíclicas: Onde você tem repertório para enriquecer seus atendimentos, além de possuir um protocolo definido e se aprofundar nos saberes sistêmicos, PNL, saberes femininos e muito mais.

🎒 Curso Online A Trilha - Baseado no meu livro Travessia. Descubra os seus dons e talentos e pare de se autossabotar!

Vamos Enriquecer Nossa Biblioteca Juntos!

Compartilhe comigo os melhores livros que já leu, juntamente com uma breve sinopse, respondendo a este email. Sua contribuição irá enriquecer ainda mais as próximas Newsletters e me ajudará a atingir minha meta de 120 livros este ano. Conto com você!!!!

👁️ Laboratório do Ser #016 - próximo domingo 18h

Se você quiser sugerir algum tema para a próxima News do Laboratório do Ser, basta responder a este e-mail ou me enviar uma mensagem no meu Instagram @deafelicio. Sua opinião é muito importante para melhorar a Newsletter. Aguardo seu feedback.

📩 Sobre a Newsletter Laboratório do Ser

✍️ Escrita por Andrea Felicio compartilhando experiências pessoais ao redor dos temas: Mentalidade, Mulheres e Marketing.

🐝 Newsletter configurada e enviada pela incrível plataforma BeeHiiv.